Adolescentes que tomam café da manhã são mais magros, afirma estudo
O fator de fazer as três principais refeições do dia, para adolescentes, não significa que esses jovens pesam mais que aqueles que pulam a primeira refeição, revela um estudo norte-americano.
Os pesquisadores acompanharam, durante cinco anos, 2200 jovens. Os adolescentes que começam seu dia com um café da manhã tendem a consumir menos calorias, carboidratos e fibras durante o dia do que aqueles que pulam essa refeição.
"Este estudo confirma o que outras pesquisas já mostraram: os jovens que pulam o desjejum tendem a ganhar mais peso e, por isso, sofrem um risco maior de obesidade", afirmou o dr. Mark Pereira, do Departamento de Epidemiologia e Saúde Comunitária da Universidade de Minnesota, responsável pelo estudo.
A preocupação dos pesquisadores é que nos Estados Unidos, o número de adolescentes com problemas de peso triplicou nos últimos 20 anos. Essa estimativa foi publicada no relatório "F as in Fat", divulgado no ano passado. O relatório ainda aponta que 16% dos adolescentes e 10% das adolescentes sofrem com excesso de peso no país.
Os resultados da pesquisa foram publicados na edição de março da Pediatrics, revista da Academia Americana de Pediatria (AAP).