O ano em que meus pais saíram de férias entra na lista dos nove finalistas ao Oscar
Brasil pelo quinto ano entra na disputa da estatueta do Oscar na categoria melhor filme estrangeiro. O filme do cineasta Cao Hamburger, "O ano em que meus pais saíram de férias", foi escolhido como um dos nove finalistas às cinco vagas que vão para a cerimônia do mais importante prêmio do cinema mundial, no dia 24 de fevereiro, O Oscar 2008. A relação final será anunciada na próxima terça-feira.
O filme de Cao já deixou pra trás outros grandes favoritos como o francês Persépolis, premiado no Festival de Cannes de 2007. Esta é a quinta vez que o Brasil é representado na maior festa do cinema internacional. As outras foram com Central do Brasil (1998), O que é isso, companheiro? (1997), O quatrilho (1994) e O pagador de promessas (1962). O Brasil nunca levou o prêmio.
Além de O ano…, a lista mistura filmes de cineastas consagrados – Denys Arcand (A era da inocência, Canadá), Giuseppe Tornatore (A desconhecida, Itália), Andrzej Wajda (Katyn, Polônia) e Nikita Mikhalkov (12, Rússia) – com obras de nomes praticamente desconhecidos dos brasileiros – Stefan Ruzowitzky (The counterfeiters, Áustria), Joseph Cedar (Beaufort, Israel), Sergei Bodrov (Mongol, Cazaquistão) e Srdan Golubovic (The trap, Sérvia).
Outras notícias sobre cinema podem ser conferidas no Blog Cinema e Filosofia Blog Cinema e Filosofia .