Uma história de pioneirismo iniciada no fim dos anos 1950, quando o Doutor em Direito e Deputado Federal Tabosa de Almeida trouxe à região a possibilidade de formação superior. Entre a criação da Instituição e a autorização dos primeiros cursos por parte do Ministério da Educação (MEC), em 1959, foram dois anos de muito esforço, que resultaram na implantação dos inéditos cursos de Direito e de Odontologia no interior.
Mas o visionário Tabosa não desistiu e trabalhou incansavelmente, guiando as Faculdades de Direito e de Odontologia até meados dos anos 1990, quando sua filha Ednara Tabosa propôs diversas inovações para renovar a Instituição. Isso aconteceria através da implantação de novos cursos. Em 2004, foram criados os cursos de Biomedicina, Educação Física e Fisioterapia. Três anos depois, em 2005, chegaram os cursos de Farmácia e Enfermagem.
Em 2010, a Asces-Unita trouxe uma inovação: os cursos de Administração Pública, Relações Internacionais, Engenharia Ambiental e Serviço Social chegariam a Caruaru, acompanhando as transformações da globalização. Em 2011, mais um curso soma-se aos 11 já oferecidos: Licenciatura em Educação Física, sendo o primeiro curso de Licenciatura do Agreste de Pernambuco nessa área específica. Na sequência, chegam os cursos de Engenharia de Produção, Saúde Coletiva, Nutrição e Jornalismo (2015). 2016 chegou com o curso de Ciência Política, fomentando a análise, pesquisa e debate qualificados.
Ainda em 2016 a instituição recebeu o credenciamento como Centro Universitário, condição concedida em cerimônia que contou com a presença do então ministro da Educação Mendonça Filho, no campus da Asces-Unita. Dessa forma, a instituição passou a ser o único Centro Universitário de natureza comunitária da região. A partir de 2018, cursos tradicionais passaram a fazer parte da grade oferecida, como Administração, Ciências Contábeis, História, Pedagogia e Engenharia Civil. Em 2023, foi a vez do curso de Psicologia e, em 2024, o de Arquitetura e Urbanismo, sendo ambos um desejo antigo da comunidade.
Tudo isso reverberando diretamente na comunidade, com serviços e ações que fazem a diferença, como o Adoção Jurídica de Cidadãos Presos, Escritório de Práticas Jurídicas, o Projeto Asa Branca de Combate ao Câncer Bucal, as Clínicas-escola de Odontologia e de Fisioterapia, Laboratório de Análises Clínicas, Programa de Residências Multiprofissionais, entre outros.
E para fortalecer, ainda mais, as raízes fraternas já existentes na instituição e com a comunidade, 2024 marcou a chegada do Movimento dos Focolares como novo mantenedor da Asces-Unita. Assim, novos membros passam a compor a Assembleia da ASCES, trazendo contribuições e olhares plurais que, certamente, agregarão e darão continuidade a essa rica história que ainda tem muitas páginas a serem escritas.