História

Uma história de pioneirismo iniciada no fim dos anos 1950, quando o Doutor em Direito e Deputado Federal Tabosa de Almeida trouxe à região a possibilidade de formação superior. Entre a criação da Instituição e a autorização dos primeiros cursos por parte do Ministério da Educação (MEC), em 1959, foram dois anos de muito esforço, que resultaram na implantação dos inéditos cursos de Direito e de Odontologia no interior.

Mas o visionário Tabosa não desistiu e trabalhou incansavelmente, guiando as Faculdades de Direito e de Odontologia até meados dos anos 1990, quando sua filha Ednara Tabosa propôs diversas inovações para renovar a Instituição. Isso aconteceria através da implantação de novos cursos. Em 2004, foram criados os cursos de Biomedicina, Educação Física e Fisioterapia. Três anos depois, em 2005, chegaram os cursos de Farmácia e Enfermagem.

Em 2010, a Asces-Unita trouxe uma inovação: os cursos de Administração Pública, Relações Internacionais, Engenharia Ambiental e Serviço Social chegariam a Caruaru, acompanhando as transformações da globalização. Em 2011, mais um curso soma-se aos 11 já oferecidos: Licenciatura em Educação Física, sendo o primeiro curso de Licenciatura do Agreste de Pernambuco nessa área específica. Na sequência, chegam os cursos de Engenharia de Produção, Saúde Coletiva, Nutrição e Jornalismo (2015). 2016 chegou com o curso de Ciência Política, fomentando a análise, pesquisa e debate qualificados.

Ainda em 2016 a instituição recebeu o credenciamento como Centro Universitário, condição concedida em cerimônia que contou com a presença do então ministro da Educação Mendonça Filho, no campus da Asces-Unita. Dessa forma, a instituição passou a ser o único Centro Universitário de natureza comunitária da região. A partir de 2018, cursos tradicionais passaram a fazer parte da grade oferecida, como Administração, Ciências Contábeis, História, Pedagogia e Engenharia Civil. Em 2023, foi a vez do curso de Psicologia e, em 2024, o de Arquitetura e Urbanismo, sendo ambos um desejo antigo da comunidade. 

Tudo isso reverberando diretamente na comunidade, com serviços e ações que fazem a diferença, como o Adoção Jurídica de Cidadãos Presos, Escritório de Práticas Jurídicas, o Projeto Asa Branca de Combate ao Câncer Bucal, as Clínicas-escola de Odontologia e de Fisioterapia, Laboratório de Análises Clínicas, Programa de Residências Multiprofissionais, entre outros. 

E para fortalecer, ainda mais, as raízes fraternas já existentes na instituição e com a comunidade, 2024 marcou a chegada do Movimento dos Focolares como novo mantenedor da Asces-Unita. Assim, novos membros passam a compor a Assembleia da ASCES, trazendo contribuições e olhares plurais que, certamente, agregarão e darão continuidade a essa rica história que ainda tem muitas páginas a serem escritas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support