GRADUAÇÃO
Arquitetura e Urbanismo
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Asces-Unita é uma jornada de descoberta, experimentação, pensamento crítico, criatividade, inovação e empreendedorismo com o objetivo de formar profissionais capacitados para entender as demandas do presente e atender aos desafios do futuro, sobretudo, no contexto regional onde o curso está inserido, na Mesorregião do Agreste Pernambucano.
Através de uma abordagem multidisciplinar, colaborativa e orientada para o futuro, buscamos fornecer uma educação abrangente e inovadora, proporcionando aos alunos os conhecimentos necessários e o desenvolvimento de habilidades e atitudes indispensáveis para enfrentar os desafios complexos do campo da arquitetura e urbanismo.
Ao longo de cinco anos os alunos terão contato com diversas formas de conhecimento, disciplinas teóricas, teórico-práticas, práticas e de extensão, desenvolvendo estudos nas áreas de tecnologia, projeto de arquitetura, urbanismo, patrimônio, paisagismo, conforto ambiental,
inovação e empreendedorismo na arquitetura.
Dessa forma o curso visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população, com o desenvolvimento regional e a melhoria do meio ambiente urbano.
- Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos.
- Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Noite (1ª entrada).
Qualidade e Tradição
DIFERENCIAIS
Alguns de nossos diferenciais incluem:
Matriz Curricular embasada nas demandas do presente, desafios do futuro, relacionando teoria e prática conectados com o contexto regional onde o curso está inserido;
Professores atuantes no mercado e que possuem em uma adequada leitura de realidade das problemáticas e potencialidades do contexto regional onde o curso está inserido;
Eixo Disciplinar em Inovação, Empreendedorismo e Carreira focado no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras, capacitando os egressos a gerenciarem os seus futuros negócios e carreiras direcionados ao sucesso;
Integrar tecnologias avançadas, como realidade virtual/aumentada e modelagem 3D, design generativo, BIM, para permitir que os alunos projetem, visualizem e experimentem seus projetos de maneira mais imersiva;
Práticas Metodológicas Inovadoras com abordagens atualizadas, incluindo aprendizado ativo, resolução de problemas e projetos práticos;
Ênfase em Sustentabilidade incentivando os alunos a pensarem de forma sustentável, abordando desafios contemporâneos relacionados à conservação ambiental e eficiência energética;
Os laboratórios do curso podem ser vistos como laboratórios de inovação, onde os alunos podem experimentar novas tecnologias, materiais e técnicas de construção, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras na Arquitetura e Urbanismo.
SOBRE O CURSO
Os egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Asces-Unita estarão preparados para uma ampla gama de oportunidades no mercado de trabalho. Eles podem atuar em diversas frentes, a saber:
-Empreendendo em seu próprio escritório, atuando no desenvolvimento de projetos e consultorias nas mais variadas áreas da arquitetura e urbanismo;
-Na iniciativa privada, atuando em construtoras ou como arquitetos colaboradores em escritórios de arquitetura e urbanismo;
-Órgãos públicos, participando do planejamento e desenvolvimento urbano, preservação do patrimônio histórico e controle ambiental;
-Pesquisa acadêmica e docência, contribuindo para o avanço da disciplina e formando as próximas gerações de arquitetos e urbanistas.
São oferecidas 50 vagas por ano.
1º semestre | 50 vagas (noite) |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PROPOSTAS PARA O CURSO:
Colaboração interdisciplinar: Serão criadas oportunidades para colaboração interdisciplinar, trabalhando com alunos e professores do semestre no curso e também de outras áreas, como engenharias, saúde e direito. Isso reflete a natureza
multidisciplinar do trabalho em arquitetura e urbanismo. Eixos disciplinares: Projeto de arquitetura / Projeto de Urbanismo/ Projeto de Paisagismo
Aprendizado Baseado em Projetos (ABP): Os alunos serão desafiados a trabalhar em projetos reais desde o início do curso, colaborando com a comunidade local e resolvendo problemas reais de design e urbanismo. Isso proporcionará uma experiência prática valiosa. Eixos Disciplinares: Projeto de Arquitetura / Projeto de Urbanismo.
Sala de aula invertida: A Sala de Aula Invertida consiste na inversão dos processos que normalmente ocorrem em uma sala de aula tradicional. Para tanto, o aluno tem que estudar antes da aula. Assim, a aula é usada para realização de discussões, atividades práticas e resolução de problemas apresentados pelos alunos após seus estudos anteriores. Eixos Disciplinares: Teoria e História/ Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo/Projeto de Interiores/ Conforto ambiental/ Desenho e Expressão/
Inovação e Empreendedorismo.
Tecnologia e simulação: Integrar tecnologias avançadas, como realidade virtual/aumentada e modelagem 3D, design generativo, BIM, para permitir que os alunos projetem, visualizem e experimentem seus projetos de maneira mais imersiva.
Eixos Disciplinares: Projeto de Arquitetura e de Urbanismo/ Projeto de Interiores/ Conforto ambiental/ Desenho e Expressão.
Aprendizado experiencial: Promover visitas de campo regulares para que os alunos possam conhecer as condições e desafios locais do contexto onde o curso está inserido. Temas das disciplinas de projeto baseados em demandas reais do mercado. Visitas técnicas e viagens de Estudo estariam associadas a este contexto. Eixos
Disciplinares: Projeto de arquitetura / Projeto de Urbanismo/ Projeto de Paisagismo.
Estudos de caso: Trata-se de um importante instrumento de compreensão dos diversos aspectos de uma edificação ou espaço urbano, possibilitando conhecimentos ampliados sobre seu planejamento e projeto. Eixos disciplinares: Projeto de arquitetura / Projeto de Urbanismo/ Projeto de Paisagismo/ Projeto de Interiores
Hackathon de Arquitetura e Urbanismo: O conceito de hackathon será adaptado para o contexto da arquitetura e urbanismo. Atividade anual que consiste em uma ação eficaz de envolver os estudantes em projetos práticos, estimular a inovação e prepará-los para enfrentar desafios complexos no mercado de trabalho. Atividade interdisciplinar vertical e que também poderá envolver estudantes outras áreas. Esses hackathons podem ser adaptados para promover a inovação, colaboração interdisciplinar e a aplicação prática de conceitos aprendidos nas disciplinas. Os
resultados esperados incluem a criação de soluções criativas, a capacidade de avaliar a viabilidade e o impacto de projetos, bem como o desenvolvimento de habilidades de apresentação e argumentação para uma banca avaliadora.
Projeto colaborativo e participativo: Promover o engajamento com a comunidade local em projetos de arquitetura e planejamento urbano. Isso pode envolver reuniões públicas, grupos de discussão e workshops participativos para incorporar as
necessidades e desejos da comunidade nos projetos. Eixo disciplinar: Projeto de Arquitetura/ Projeto de Urbanismo / Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo.
Avaliação por pares e autoavaliação: Incentivar os alunos a avaliarem seus próprios projetos e os de seus colegas, promovendo uma cultura de aprendizado colaborativo e autoconhecimento. Esta prática pode ser utilizada em todas as disciplinas de Atelier.
A Asces-Unita possui excelente infra-estrutura, tendo climatizadas todas as salas de aula, com disponibilidade de uso de equipamentos audiovisuais, data-show, retroprojetor, entre outros. Além disso, oferece aos seus alunos, ambientes específicos para realização de pesquisas e práticas de extensão, tais como:
Biblioteca
A Biblioteca Professor Pinto Ferreira foi inaugurada por Tabosa de Almeida, em 11 de agosto de 1966, com o objetivo de atender a seus usuários de forma que facilitasse acesso e uso das informações disponíveis nos livros e periódicos.
Atualmente, são oferecidos os seguintes serviços:
- Consulta aos materiais do acervo (livros, jornais, revistas científicas e informacionais fitas de vídeo, cd-rom);
- Orientação à pesquisa no catálogo automatizado;
- Pesquisa on-line via internet;
- Empréstimo automatizado;
- Atualização do acervo;
- Alerta Bibliográfico;
- Reserva de livros para empréstimo;
- Acesso a redes de informação.
Núcleo de Pesquisa e Extensão - NPE
Através do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE), desenvolvem-se atividades de iniciação científica, grupos de estudo e de monitoria e ainda se trabalha na organização de simpósios, fórum de debates e atividades de extensão universitária e de pesquisa junto à instituições públicas e privadas. Além do mais, realiza eventos que envolvam os estudantes e a comunidade em geral.
de 2008.
Corpo Docente
Coordenador do Curso: M.a Andreza Procoro
DOCENTES DO CURSO DE ARQUITETURA | |||||
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200 | Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica Graduada em pedagogia | Integral | Em 2024.2 Socioantropologia | 20 anos | Professora assistente II e coordenadora pedagógica na ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política. |
Andreza Carla Procoro Silva Pereira http://lattes.cnpq.br/4225417310477869 | Metre em engenharia de Produção e graduação em Arquitetura e Urbanismo | Parcial | Membro NDE / Atelier de Expressão Plástica / Inovação, Empreendedorismo e Carreira na Arquitetura | 22 anos | Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/UFPE) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo (FAUPE). Experiência Profissional em Projetos de Arquitetura Residencial, Educacional e Corporativa. Consultora empresarial com foco em micro empresas do segmento de arquitetura e urbanismo. |
Amaury Alysson Teodoro de Sousa http://lattes.cnpq.br/2706065833576000 | Metre em design e Especialização em Gestão de Projetos e Obras e Graduado em Arquitetura e Urbanismo | Horista | Membro NDE / Estética e História da Arte / Representação Gráfica- Fundamentos | 1 ano e meio | Mestrado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Gestão de Obras e Projetos: Orçamentos e Perícias pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (2020). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Unifavip (2018). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ergonomia Aplicada ao Ambiente Construído (UFPE/CNPq). Desenvolve pesquisas na área da arquitetura e urbanismo e sua relação com o ambiente, movimentos sociais e a percepção do usuário. Possui experiência atuando na área de projetos arquitetônicos, urbanísticos e de interiores, com ênfase na percepção ambiental. |
Jeferson Mendonça Pereira Filho http://lattes.cnpq.br/7748911814071877 | Mestre em Administração Especializações em MBA em Gestão Empresarial e Direito Ambiental e Sustentabilidade Graduado em Engenharia de Produção e em ADMINISTRAÇÃO | Integral | Membro NDE | 3 anos | Experiência profissional nos setores de logística, gestão da produção, gestão da qualidade e compras/licitações. Atualmente, trabalha como consultor empresarial com foco nas micro e pequenas empresas. |
Rodrigo Alexandre Pontes Lucas http://lattes.cnpq.br/5373754239400763 | Especialização em Especialização em Ciência Política Pós-graduado em Ciência Política e Estratégia Eleitoral; Pós-graduação em Conservação da Arquitetura Moderna e Graduado em Arquitetura e Urbanismo | Horista | Membro NDE / Geometria Descritiva/ Desenho Artistico e Perspectiva na Arquitetura | 1 ano | Pós-Graduação em Ciência Política e Estratégia Eleitoral" pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) concluído em 2019, curso Latino Americano Sobre Conservação da Arquitetura Moderna (MARC_AL) pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI), concluído em dezembro de 2010 e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2008.2). Interesse em teoria da arquitetura e do urbanismo, desenho urbano, psicologia ambiental, patrimônio histórico, estudos morfológicos e sintaxe espacial. |
Em atualização.
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