Representantes da Faculdade Asces publicaram um artigo no 15ª volume da revista Espaço para a Saúde, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco). O trabalho “Redes Sociais e Metodologias Ativas no Apoio ao Ensino Presencial” foi desenvolvido pelas docentes Lícia Vasconcelos e Sibele Ribeiro e pelo assessor de desenvolvimento de tecnologias educacionais da Asces, Vasco Lopes.

A pesquisa busca relatar a experiência da Instituição no uso de uma rede social universitária e de metodologias ativas no apoio ao ensino presencial. O objeto de estudo é a plataforma virtual Edulify.com, que se baseia no princípio da gamificação e estimula a colaboração, participação e premiação. Os resultados ainda estão em análise, porém há registros de aulas com mais de 200 comentários, evidenciando a contribuição dessas metodologias na interação professor-estudante.

“O desafio é a criação de um novo paradigma de atuação que explore as novas habilidades de interatividade e colaboração social orientadas para a atividade letiva. Entende-se prioritária a formação continuada dos professores no uso de tecnologias digitais, levando-os a incorporar essas ferramentas em suas formas de aprender e ensinar”, afirma Lopes.

A publicação reuniu os anais do VII Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde. O artigo também foi aprovado para apresentação na categoria poster (relato de experiência) no Congresso Internacional de Tecnologias da Educação, que acontece de 17 a 19 de setembro na cidade de Recife.