À convite da Secretaria de Saúde do município de Jucati, no dia 13 de abril de 2011, o projeto Águas do Agreste, realizou a coleta de alimentos (merenda) e da água consumida por crianças, adolescentes e funcionários em cinco escolas municipais e estaduais da cidade.

No próximo dia primeiro de maio, o projeto volta à cidade no Agreste Meridional para entregar os laudos à Secretaria de Saúde e apresentar a nova temporada do espetáculo “Os Caças Coliformes”, que utiliza-se de uma peça musical para levar informação à comunidade.

A apresentação ocorrerá na Praça central da cidade, às 16h e encerrará as festividades realizadas pelo município em comemoração ao dia do trabalhador, 1º de maio. O espetáculo conta com a participação de 30 estudantes do 3º ao 9º períodos dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Odontologia da Instituição.

“Fomos muito bem recebidos pela Secretaria de Saúde e pelas escolas do município em nossa primeira visita. Com a entrega dos resultados e a apresentação da peça onde levamos educação e saúde, beneficiando a comunidade, esperamos que a receptividade seja ainda maior”, comenta o professor Agenor Jácome.

O objetivo dos estudos e pesquisas realizadas pelo Projeto Águas do Agreste é avaliar as condições higiênicas e sanitárias das amostras utilizadas para o consumo e no preparo da merenda escolar de alunos de escolas públicas dos municípios visitados, por meio de procedimentos de detecção de presença de Pseudomonas aerugionsa e da bactéria do grupo coliforme. Em geral, a identificação da Pseudomonas aeruginosa está associada à ausência de limpeza do reservatório de água.

Pseudomonas aeruginosa é classificada como um dos micro-organismos mais versáteis e oportunistas, podendo oferecer risco à saúde de indivíduos sadios, uma vez que possui poder de adaptação e resistência a antibióticos.