Para aumentar o volume de doações e transplantes de órgãos no país foi lançado , em Brasília (DF), a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, que será veiculada até 12 de outubro. “Tempo é vida” é o slogan da campanha, que expressa o apelo daqueles que estão à espera de um transplante.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defende a urgência de quem espera um órgão. “O tempo é a questão mais preciosa do ponto de vista biológico. A campanha tem esse enfoque, porque estabelece uma questão de urgência e toca na necessidade de ampliação da consciência da sociedade brasileira no sentido da declaração a sua família de que se é um doador de órgão. Isso é muito importante”, disse o ministro Temporão.

De acordo Temporão, apesar da dor com a perda de uma pessoa querida, as famílias podem superar esse momento com generosidade, com compaixão, com solidariedade humana. “Essa é a grande mensagem que essa campanha traz. Tenho certeza que, cada vez mais, o nível de consciência do brasileiro sobre a importância de doação voluntária de órgãos se amplia”.

Ao anunciar um conjunto de medidas para incrementar a captação de órgãos e realização de transplantes no país, o ministro lembrou que, quatro anos atrás, o Brasil tinha apenas 40 mil doadores voluntários de medula óssea. Hoje, são 750 mil. “Isso aumenta muito nossa capacidade de achar doadores compatíveis”, destacou
 
O curso de Biomedicina da Asces em parceria com a Central de Transplantes de Pernambuco – Macrorregião Caruaru (CT – Caruaru) realiza constantes campanhas para a ampliação do número de cadastros no registro Nacional de doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). "Em Pernambuco, são 5.393 pacientes esperando uma doação. E este número não é o grande problema. Achar um doador compatível é uma tarefa de um em um milhão, literalmente", destaca a coordenadora do CT regional Caruaru, Amélia Arnaud.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde.