Um recente levantamento realizado em cartórios de todo o Brasil, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que o índice de partos em mães adolescentes no Brasil representou 20,5% do total de nascimentos no país em 2006.

A realidade entre as regiões brasileiras é desigual e o percentual de partos em mulheres com menos de 20 anos chega a quase dobrar entre as diferentes unidades federativas. Por exemplo, enquanto no Maranhão o índice de partos em adolescentes foi de 27,6%, no Distrito Federal foi de 15,3%.

Ainda de acordo com os dados que fazem parte das Estatísticas do Registro Civil divulgadas nesta quinta-feira, seis, o índice de partos em adolescentes caiu em três regiões, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e aumentou no Norte e Nordeste.
 
Especialistas afirmam que a gravidez na adolescência está diretamente relacionada às condições econômicas das jovens, que têm menor assistência do poder público em locais de baixo desenvolvimento, como os estados do Norte e Nordeste, ou nas periferias das grandes cidades. O número teve uma ligeira queda em relação ao ano anterior quando foi registrado 20,7%.