O curso de História promoveu uma excursão para uma experiência local em vários pontos históricos do Recife. A atividade fez parte da disciplina de História do Brasil, em parceria com o Histolab. Participaram estudantes dos 2º e 8º períodos, acompanhados pelos professores Júlio César, Wilson Rufino e Veridiano Santos.

A aula em campo constou de uma visita à Casa Museu Gilberto Freyre, ao Museu do Homem do Nordeste (MUHNE) e ao Recife Antigo. No Recife Antigo, foram visitados a Rua Bom Jesus, o Marco Zero, a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Espaço Caixa e o Parque das Esculturas Francisco Brennand, que conta com 90 esculturas a céu aberto, com destaque para a Torre de Cristal, com 32 metros de altura e confeccionada em argila e bronze.

Para o organizador da excursão, professor Veridiano Santos, a exposição contribui muito com a formação dos estudantes. “A aula em campo do tipo excursão com visita técnica a museus e espaços públicos é um recurso rico e estratégico que permite a construção de múltiplas competências e habilidades, além de ser um momento de construção socioemocional e espírito coletivo e cidadão”, frisou. 

Segundo o coordenador do curso, professor Wilson Rufino, a atividade reforça o foco nas atividades práticas e reflexões teóricas.  “A indissociabilidade teoria/prática é uma das pilastras formativas da formação de historiadores/as e professores/as do curso de História da Asces-Unita. Essa excursão é expressão do compromisso de aliar ações práticas, desde o início do curso até o seu final, à reflexão teórica”, disse. 

ESTUDANTES APROVEITARAM 

Deyvison Lucena é estudante do 2º período e gostou muito da integração promovida. “Foi muito boa, um momento de integração entre o que estudamos nos livros e o contato com os objetos e fatos históricos diretamente. Muito aprendizado envolvido, uma experiência única.” 

Já para Alessandra Vitória, do 8º período, a exploração dos ambientes fez a diferença. “Foi uma viagem excelente, conhecendo alguns pontos turísticos e históricos de Pernambuco, permitindo a exploração e momentos de grande diversão”.