Na manhã desta segunda (19/08), o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) abriu suas portas para a primeira turma do curso de Medicina, marcando um dia histórico para a instituição e para a cidade de Caruaru. A aula inaugural foi repleta de momentos significativos, refletindo a importância desse novo capítulo para a comunidade acadêmica e para a região.

O evento teve início com um acolhimento caloroso aos novos estudantes, seguido pela apresentação dos reitores e dos professores do curso. Os alunos foram introduzidos ao corpo docente, recebendo as boas-vindas daqueles que irão guiá-los ao longo de sua jornada acadêmica.

A emoção e a expectativa eram palpáveis entre os presentes. Para Lianna Lenice, estudante da primeira turma, a abertura do curso de Medicina na Asces-Unita é a realização de um sonho: “As expectativas são as melhores, eu acho que para todo mundo que está aqui, isso é um sonho. Muitas pessoas já esperavam há muitos anos a abertura do curso de medicina aqui. Então é uma realização. E as expectativas são as melhores, eu acho que foi a melhor escolha para todo mundo que está aqui.”, disse.

A programação contou ainda com uma aula magna ministrada pelo renomado Dr. Osmundo Bezerra. Com uma vasta experiência na área médica, Dr. Osmundo compartilhou dicas valiosas e histórias de sua carreira, inspirando os estudantes a abraçarem os desafios e oportunidades que a Medicina oferece, sem esquecer os desafios da vida real apresentados pela profissão.

REFLEXÃO, EXPECTATIVA E CELEBRAÇÃO

O coordenador do curso, prof. Alexandre Sales, destacou a importância histórica desse momento: “É um dia histórico. Um sonho de 65 anos se tornando concreto a partir de hoje, e eu não tenho dúvida de que a vinda do curso de Medicina aqui para a Asces-Unita, para o município de Caruaru e toda a região, representará um marco importante para a melhoria de todo o sistema de saúde aqui, da cidade e também da região.”, ressalta.

Já o reitor da Asces-Unita, prof. Paulo Muniz, enfatizou o compromisso dos futuros médicos com a sociedade: “Hoje damos início a um sonho há 65 anos idealizado. A partir de hoje, todos vocês são médicos em formação. Mas é importante refletirmos: médicos em formação para quem? Para quê? Ao longo dos próximos anos, poderemos mergulhar nessas descobertas com contribuições efetivas para a sociedade.”, pontuou.

Após o evento e registro fotográfico dessa primeira turma na escadaria da Asces-Unita, os estudantes já partiram para as atividades acadêmicas, participando das tutorias na sala de Metodologias Ativas.