O Congresso Multiprofissional das Licenciaturas da Asces-Unita é uma promoção dos cursos de Educação Física, História e Pedagogia – a programação acontecerá no período de 14 e 15 de agosto de 2024. O objetivo do evento é promover o diálogo crítico e reflexivo entre pesquisadores/as, profissionais da educação básica e estudantes das licenciaturas; e estabelecer diálogo com estudantes do Ensino Médio para provocar reflexões e proposições acerca do futuro da educação. Inscrições gratuitas aqui.

O tema será “Escola em Tempo Integral: oportunidades, desafios e possibilidades”. Para os participantes será entregue certificado de 12h de atividades complementares.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 14/08 – 19h – QUARTA-FEIRA

Mesa de Debate: Escola em Tempo Integral: oportunidades, desafios e possibilidades

Palestrantes: Pioneiras da Implantação da Escola de Tempo Integral no Agreste Pernambucano

• Euelia Gonçalves – Coordenadora do Núcleo de Educação Integral do Município de Caruaru
  • Daniel Farias – Gestor da ETI Rubem de Lima Barros
  • André Simões – Gerente de Tempo integral da GRE Agreste Centro Norte
  • Saulo Barros – Gestor da Escola Estadual Paulina Monteiro
  • Presidente da mesa de debate – Wilson Rufino – Asces-Unita

Dia 15/08 – 19h – QUINTA-FEIRA

Eixos Temáticos Workshops:

E1 – Tema: Educação Integral e Pensamento crítico e científico
>> Derycly Galdino, Roberta de Granville e Flávio Archanjo

Debates e discussões acerca do pensamento crítico e da formação de conceitos científicos no âmbito da ampliação do tempo pedagógico na Educação integral.

E2 – Tema: Educação Integral e Letramento digital
>> Diógenes Souza, Wellington Galindo e Veridiano Santos
Debate teórico-prático acerca das ferramentas e possibilidades em ambientes de aprendizagens virtuais e colaborativos.

E3 – Tema: Educação Integral e Projeto de Vida

>> Eliana Wanessa, Ana Paula Figueirôa, Danila Aciole.
Discussão e reflexão sobre os conceitos de Educação Integral e de Projeto de Vida, destacando suas interrelações e impactos no desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos.

E4 – Tema: Educação integral – Implementação e orçamento

>> Elba Ravane, Marcos Gomes, Thiago Gonçalves

Debates e discussões acerca das oportunidades que englobam inovação pedagógica, formação contínua, suporte jurídico, planejamento estratégico e prestação de contas para a implantação bem-sucedida de Escolas em Tempo Integral nas redes públicas de ensino.