Um artigo científico de autoria das estudantes de Educação Física Vitória Paz e Naffitaly Araújo, com orientação dos professores Ana Paula Figueirôa, Alison Silva e Viviane Oliveira, foi publicado na Revista Práxis, da Universidade Estadual de Goiás – UEG.

A publicação foi muito comemorada, por se tratar de uma revista importante no cenário acadêmico. “Ter um artigo publicado em uma revista científica é uma conquista de grande relevância, pois demonstra o reconhecimento e a validação do trabalho realizado e o apoio institucional com o INICIA. Isso contribui para o avanço do conhecimento em nossa área de estudo, através da divulgação de pesquisas e descobertas, e é uma forma gratificante de retribuir para a comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo”, diz a professora Ana Paula Figueirôa.

Ela ressalta ainda sobre a importância do fomento à pesquisa. “Não apenas enriquece nossa formação acadêmica, mas também nos prepara para futuros desafios profissionais e nos torna agentes de transformação em nossa área de atuação. É importante incentivar e valorizar a pesquisa desde os primeiros anos da graduação, para que os estudantes desenvolvam o gosto pela investigação e se tornem profissionais mais capacitados e engajados com a produção científica”, frisa.

Sobre a pesquisa

Com título “A pauta científica no repositório da Asces-Unita do curso de licenciatura em Educação Física: uma revisão integrativa (2012-2022)”, o artigo analisou as publicações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da licenciatura em Educação Física, a partir de pesquisa integrativa no repositório da Associação Caruaruense de Ensino Superior – Universidade Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), no período entre (2012-2022).

Foram encontrados um total de 76 artigos, apontando a diversidade das temáticas e suas subcategorias na construção científica. As áreas pautadas nos artigos foram: as aulas de Educação Física; Ciências Biológicas e da Saúde da Educação Física; e Ciências Sociais e Humanas da Educação Física. A pesquisa concluiu que a licenciatura em Educação Física é compreendida não apenas como um campo de prática pedagógica, mas também como uma área de geração de conhecimento científico.