Em 2001 iniciava no campus universitário da Asces-Unita mais um projeto de extensão, mas dessa vez, o projeto iria adentrar num campo ainda pouco explorado pelas universidades, o universo das penitenciárias e centros de detenções. Num país onde o acesso a justiça ainda é sonho para muitos cidadãos, o projeto de extensão Adoção Jurídica de Cidadãos Presos veio para cobrir uma lacuna, e mais, para garantir aos estudantes uma aprendizagem que daria a eles uma formação muito além da teoria.

Após 20 anos de início do projeto, ele é um dos mais emblemáticos ligados ao curso de Direito da Asces-Unita, seu alcance contribuiu com o atendimento jurídico para centenas de cidadãos privados de sua liberdade, além de mais de 900 extensionistas, estudantes que vivenciaram de perto o atendimento na área penal. Além da realização de cerca de 2 mil audiências nas varas criminais de Caruaru, o Projeto Adoção Jurídica de Cidadãos Presos, já foi tema de inúmeros artigos científicos, com publicação inclusive fora do país.

Para celebrar esse importante marco será celebrada uma palestra gratuita que será transmitida online, diretamente do campus I da Asces-Unita, para toda comunidade através do canal no youtube @TvAsces. O professor Gustavo Batista da UFPB discutirá sobre a temática a partir das 19h desta sexta-feira(10).