O Instituto de Estudos Avançados Asces-Unita (IEA) promove, até esta sexta, o Seminário Interinstitucional de Fraternidade, Saúde e Direito. O evento reúne o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), o Instituto Universitário Sophia, da Itália, e o Instituto Universitário Sophia América Latina e Caribe, para discutir a importância da internacionalização de currículos e a colaboração entre as instituições participantes.

No evento, que reuniu importantes acadêmicos e gestores, esteve presente o reitor do Instituto Sophia, o professor Declan O’Byrne, o coordenador do Instituto Sophia América Latina e Caribe,  o professor Lucas Cerviño, e o professor Marco Luppi, pesquisador do Instituto Sophia. Além deles, os professores Osvaldo Barreneche, da Universidade de La Plata, e Javier Baquero, também contribuíram para as discussões. Eles foram recebidos pelo Reitor da Asces-Unita, prof. Paulo Muniz. 

Em um primeiro momento, foi apresentada para estudantes e professores da casa a história de cada instituição e como a sinergia entre elas pode contribuir para a formação acadêmica. O restante da programação conta, ainda, com grupos de discussão sobre as vivências de ensino, pesquisa e extensão e como elas podem convergir. 

O professor Marco Luppi, ao comentar sobre a importância do seminário, destacou a sintonia entre as instituições: “Começamos ontem com um clima muito agradável, porque entre essas instituições o que existe é uma realidade comunional, é uma realidade fraterna que nasce de pressupostos de elementos comuns de tipo antropológico, de tipo profissional na área acadêmica e também enquanto visões que vislumbram o futuro. Com certeza, vamos construir um caminho em conjunto, porque nossas instituições hoje têm a mesma mantenedora, mas existem relações construídas ao longo do tempo.”, frisa. 

Lupi ressaltou ainda a importância de unificar os esforços em torno de pesquisa, extensão universitária e intercâmbio: “O que está faltando, e que vamos cumprir hoje, é simplesmente trabalhar, conversar e encaixar as diferentes coisas. Mas tudo isso estamos confiantes desde o começo que vai acontecer, porque a vontade existe.”, reforça. 

MAIS OPORTUNIDADES INTERNACIONAIS

A programação do seminário tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional entre as instituições, oferecendo aos estudantes da Asces-Unita a oportunidade de expandir suas experiências acadêmicas através de intercâmbios e disciplinas compartilhadas. Para o coordenador do Instituto de Estudos Avançados, prof. Fernando Andrade, o encontro trará muitas oportunidades para a comunidade acadêmica da Asces-Unita. “Nosso estudante terá a oportunidade de ter essa experiência internacional mais alargada, de fazer uma parte do seu curso em outro país ou em aulas online, ao vivo, com professores estrangeiros. Isso é algo muito importante e salutar, porque a Asces-Unita se abre ainda mais para o mundo e para as problemáticas globais. “, destaca.