No próximo dia 31, data em que é comemorado o Dia do Nutricionista, será realizada mais uma edição do Simpósio de Nutrição e Saúde do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). Com o tema “Qualidade Alimentar – Impactos para saúde humana”, o evento terá como objetivo mostrar como a alimentação pode influenciar diretamente em nosso modo de viver. O Simpósio é voltado para estudantes e profissionais da área de saúde.

A programação contará com palestras de profissionais da nutrição e saúde, tanto na área clínica como na acadêmica. Temas como “Excelência na assistência de Nutrição ao paciente crítico”, “Residência de Nutrição em Atenção ao Câncer – o papel dos alimentos e o câncer” e “Contaminantes Alimentares e Neoplasias Malignas” serão debatidos em palestras. O Simpósio também contará com apresentação de trabalhos dos estudantes.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Lígia Lima, a programação busca debater assuntos em evidência que podem agregar para os participantes. “A saúde depende dos nutrientes que consumimos. Se o alimento tiver contaminantes e aditivos químicos, por exemplo, isso pode ter impactos diretos na forma como o organismo vai absorver e como os nutrientes vão atuar no nosso organismo. É um tema pertinente para o momento em que vivemos, tendo como exemplo os recentes problemas com a carne brasileira”, disse.

As discussões também terão foco nas intervenções nutricionais e possibilidades de atuação em diversos casos. “Outro tema em pauta será o cuidado e atenção com pacientes oncológicos, que necessitam de uma alimentação saudável para contribuir com sua recuperação. Vamos discutir, também, a composição de alimentos que fazem um efeito medicamentoso, já que nosso curso é muito voltado para essa área”, explicou.

As regras para submissão de trabalhos, que deve ser enviada para o email simposionutricao@asces.edu.br até o dia 24, estão disponíveis em Download.

Para inscrição, o candidato deve acessar este formulário e preencha todos os campos [Link para Formulário]

HORÁRIOS

PALESTRANTES

07:30h às 8:30h