Concurso para diplomata terá 30 vagas; Rio Branco divulga normas
O Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, publicou no “Diário Oficial da União desta quarta-feira (7) as normas do concurso 2017 para diplomata. Serão oferecidas 30 vagas. O concurso será organizado pelo Cebraspe, antigo Cespe/UnB.
O último concurso para diplomatas foi realizado no ano passado e também ofereceu 30 vagas. O salário oferecido foi de R$ 15.005,26. Foram 4.925 inscritos, registrando uma concorrência de 164,17 candidatos por vaga. Ainda não há previsão para a publicação do edital.
O concurso deste ano consistirá, na primeira fase, de prova objetiva, de caráter eliminatório, constituída de questões de língua portuguesa, história do brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, noções de economia, noções de direito e direito internacional público.
A segunda fase consistirá de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, de língua portuguesa e de língua inglesa. Serão estabelecidas notas mínimas para aprovação nas provas da segunda fase.
A terceira fase consistirá de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, de história do brasil, geografia, política internacional, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa. Será estabelecida nota mínima para aprovação no conjunto das provas da terceira fase.
Fonte: G1