Na próxima segunda-feira, dia 13 de fevereiro das 19h às 22h, em evento promovido pelo curso de Relações Internacionais da Asces-Unita a delegação de diplomatas do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife estará em Caruaru. A oportunidade é gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica e demais interessados. Na ocasião, serão tratados temas como: (1) processos para aquisição do visto norte-americano por parte de brasileiros; (2) a carreira diplomática; e, (3) perspectivas de cooperação na Era Trump.

Para esse encontro, estarão presentes o sr. Richard Reiter (Cônsul Geral), o sr. Christian Olsen (Vice-Cônsul), a sra. Paloma Hernandez (Cônsul) e a sra. Joana Cavalcanti (assistente para Assuntos Políticos e Econômicos do Consulado).

O Consulado dos EUA no Recife funciona há 202 anos e é a mais antiga representação diplomática daquele país nas Américas. A visita dessa delegação abre a possibilidade de serem estreitados relacionamentos de colaboração inter-institucional, permitindo prospecções de acordos e facilitações de mobilidade no âmbito da diplomacia cultural e acadêmica.

Estados Unidos e Brasil

Estabelecido em 1815, o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife é o posto de representação diplomática americano mais antigo no Brasil. Este ano de 2017 marca os 202 anos de amizade e colaboração entre os Estados Unidos e a região Nordeste, uma data que está sendo celebrada em parceria com os brasileiros.

Os EUA têm mantido relações diplomáticas com a região Nordeste do Brasil por mais tempo que quase qualquer outro lugar do mundo. Desde a chegada do primeiro cônsul Samuel Voorhees, o Consulado atua em diversas áreas nos estados de Sergipe,  Alagoas,  Pernambuco,  Paraíba,  Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Talvez uma das mais importantes parcerias entre os EUA e o Brasil tenha acontecido durante a II Guerra Mundial, com a construção da Base de Parnamirim, em Natal. Cerca de cinco mil soldados americanos trabalharam e moraram na base aérea. A chegada dos norte-americanos acelerou o desenvolvimento e impactou a sociedade local. Na época, Natal era a única cidade do Brasil a ter um campo de beisebol – que existe até hoje!

No século XXI, os Estados Unidos e o Brasil priorizam cada vez mais o ensino de Inglês e o intercâmbio educacional. Em parceria com o Consulado, os três centros binacionais (São Luís, Fortaleza e Recife), em conjunto com American Corners e centros EducationUSA, formam uma rede de apoio para que mais jovens no Nordeste possam estudar nos EUA.

O crescente comércio bilateral também tem provocado uma contínua onda de viagens entre o Nordeste e os Estados Unidos. Em 2014, o Consulado emitiu quase 100 mil vistos, um aumento de mais de 16% em comparação ao ano anterior.  Nos últimos anos, além de ampliar o número de funcionários da seção de Vistos, o Consulado vem se expandindo com a abertura do departamento para Assuntos Político-Econômicos e do Serviço Comercial.