Na quarta-feira (27/04) estudantes da Asces e da UFPE realizaram prova para a seleção do programa PET Saúde, a prova aconteceu no auditório da secretaria municipal de saúde de Caruaru, já o resultado será divulgado amanhã (29/04).

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) é um programa dos Ministérios da Saúde e Educação, destinado a viabilizar o aperfeiçoamento e a especialização em serviço, bem como a iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos, respectivamente, aos profissionais e estudantes da área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS.

Os discentes serão acompanhados por tutores acadêmicos e por preceptores trabalhadores do SUS, que deverão atuar como potencializadores das ações de integração ensino-serviço-comunidade no território, contribuindo para fortalecer o movimento de mudança da formação de graduação em saúde, aproximando-a do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa terá duração de 02 (dois) anos, (vinte e quatro meses), com atividades vinculadas à atenção primária à saúde no SUS, planejadas para cada ano. Ao final dos primeiros 06 (seis) meses de continuidade do programa, os discentes participantes serão avaliados com base no cumprimento dos compromissos estabelecidos na execução do Programa PET-Saúde/GraduaSUS/Caruaru. Os discentes bolsistas e não bolsistas poderão ser desligados a qualquer momento, a depender do seu desempenho no projeto e da sua disponibilidade para realização das atividades.

A Bolsa discente terá duração de seis meses e será repassada para o estudante selecionado neste processo seletivo de acordo com a ordem de classificação.