Esporte e Direitos Humanos: relação é abordada em dissertação de mestrado
A Educação Física Escolar e o Esporte Educacional, além de ajudar na manutenção da saúde, promove momentos de educação, lazer e a formação para cidadania, ensinando o indivíduo a respeitar regras e trabalhar em equipe. Neste contexto, o professor de Educação Física da Faculdade Asces, Armando Dantas, desenvolveu uma pesquisa envolvendo o tema, defendendo a prática educacional e esportiva no sistema penitenciário como uma forma de reintegração do indivíduo preso à sociedade.
A dissertação "Educação Física e Direitos Humanos nas Prisões: Uma Análise das Ações de Educação Física e Esporte na Educação de Jovens e Adultos em Privação de Liberdade" foi produzida durante o mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas realizado pelo docente na UFPB.
A defesa da tese acontece em apresentação pública na próxima sexta-feira (29), às 17h no Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da UFPB (João Pessoa – PB). A banca examinadora é formada pela Prof. Dra. Maria de Nazaré Tavares Zenaide (Orientadora), Profª Dr. Timothy Denis Ireland (Co-orientadora/Examinadora), Prof. Dra. Ana Lúcia Félix dos Santos (Examinador Externo) e Prof. Dr. Antonio Rodrigues de Sousa (Examinador Externo).
O professor explica que o envolvimento com o tema teve início oficialmente em março de 2009, com a realização do trabalho “Jogando para Liberdade”, na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS) em Caruaru-PE. Este incluía atividades esportivas educacionais na unidade prisional e buscou ampliar as discussões no Projeto de Apoio à Educação Popular da UFPE na unidade. Dantas ressalta a importância de estudar a temática “Esta pesquisa é inovadora e a primeira no Brasil com essa perspectiva de produção acadêmica sobre a Educação nas Prisões”.