Na manhã desta quinta-feira (01) o curso de Biomedicina da Faculdade Asces promoveu a palestra “Processos fermentativos na biotecnologia aplicada à bromatologia”, como o professor Irapuan Pinheiro (UPE), no Campus II.

 

O docente, formado em engenharia química, atua nas áreas de biosseparação, tecnologia enzimática, processos fermentativos, modelagem de processos, hidrólises e biomassas. Na ocasião, ele debateu sobre a biotecnologia e suas vertentes.

 

A biotecnologia é a aplicação dos princípios científicos e da Engenharia ao processamento de materiais, através de agentes biológicos para prover bens e assegurar serviços. Entre estes bens, estão: alimentação, bebidas, produtos químicos, energia, produtos farmacêuticos, etc. Na parte de serviços, encontram-se a purificação da água, o tratamento de resíduos, entre outros.

 

Existem três fases da biotecnologia: a empírica, resultante de tentativas e erros que se confundiam, em alguns momentos, com a própria cultura dos povos; a clássica, que teve início com os avanços da tecnologia e da ciência a partir do século XIX, com destaque para a microbiologia; e a moderna, caracterizada no período mais recente da ciência.
 

Cerca de 30 estudantes estiveram presentes no evento, que foi comandado pelo professor Agenor Jácome.