Em 1998, após o convite da família Tabosa de Almeida, o advogado Paulo Muniz Lopes iniciava as primeiras atuações profissionais em Caruaru, na assessoria jurídica da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Aos poucos, o trabalho foi sendo expandido, passando pela sala de aula para o posto maior de uma das principais Instituições de Ensino Superior do interior do Norte e Nordeste Brasileiros. Até 2008, o dia a dia do advogado/educador perpassava por idas e vinda de Recife, cidade onde nasceu e morava, até a Capital do Agreste. Mas, os desafios e a relevância de empreender no interior o fizeram estabelecer-se por aqui, constituir sua residência e consolidar-se nesta tão importante cidade pernambucana.

No seu currículo, muitas conquistas e reconhecimentos. Mas, um deles passa a ter um destaque especial: o Título de Cidadão Caruaruense, o qual foi concedido pela Câmara Municipal de Caruaru, na quarta (30), através da Propositura do Vereador Leonardo Chaves. “Fui motivado pelas contribuições do homenageado ao desenvolvimento do município, sendo merecedor de registro e recolhimento do trabalho desempenhado em favor de Caruaru através das entidades as quais ele vem comandando ou já comandou”, disse Chaves.

Para Muniz, a homenagem tem uma relevância ampliada, pois, “estabelece um vínculo meu ainda maior com a cidade, além de me fazer compreender que ainda tenho muito à fazer pelo município, na promoção da educação e da cultura contemporânea, globalizada”. “Vejo Caruaru como uma cidade que tem uma forte cultura popular, mas que ainda não se abriu, ou o faz de maneira muito modesta, à cultura no sentido mais amplo da palavra, ao conhecimento e à ciência. Caruaru é e pode ser muito mais que um lugar de ganhar dinheiro, dançar forró e comprar boneco de barro, que são expressões riquíssimas, mas que não exprimem a potencialidade de nossa cidade. Gostaria muito de contribuir para que as pessoas possam dar mais importância ao ser que ao ter”.

Filho de Jonas Lopes e de Rosa Lopes, Paulo Muniz Lopes nasceu em 21/11/1960. Aos 51 anos, comemora 27 deles dedicados ao casamento com Eveline Lopes, com quem tem quatro filhos: Maria Paula, Clarissa, Helder e Pedro Renato.

Muniz é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE, com especialização em Direito do Trabalho pela Universidade Católica de Pernambuco e em Ciências Humanas e Sociais pelo Instituto Mistici Corporis, da Itália. É Advogado e foi assessor jurídico de diversas empresas, entidades sindicais e organizações não governamentais. Na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Pernambuco, integrou a Comissão de Ensino Jurídico (2004-2006), a Comissão de Direitos Humanos (2007-2009) e atualmente integra a Comissão de Direito Educacional.

É Professor universitário, leciona na Faculdade Asces e ensinou na Faculdade de Pernambuco e no Instituto de Ensino Superior de Olinda. É Professor visitante do Instituto Universitário Sophia, de Florença – Itália. É o Diretor Presidente da Associação Caruaruense de Ensino Superior – ASCES e Diretor Geral da Faculdade Asces, a qual, desde 2009, passou a reunir as antigas Faculdade de Direito de Caruaru, Faculdade de Odontologia de Caruaru e Faculdade do Agreste de Pernambuco. Desde 2006, é Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Integra, desde 2009, o Comitê Científico Internacional da Rede Universitária de Estudos sobre a Fraternidade – RUEF, atualmente com sede em Santiago – Chile.

Em 2004, pela implantação do Projeto de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos, recebeu a Medalha do Mérito Penitenciário de Pernambuco. Em 2006, recebeu o título de “Executivo do Ano” da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – ACIC. Em 2007 e em 2011, por sua contribuição à pesquisa tecnológica, recebeu a “Comenda Científica Dr. Samuel Cunha Filho”. Em 2008, por sua destacada atuação como gestor no segmento do ensino superior, recebeu da Casa do Administrador de Pernambuco o “Prêmio Expressão em Administração”; no mesmo ano, também foi agraciado pelo Conselho Regional de Odontologia e pela Associação Brasileira de Odontologia, com a “Medalha do Mérito Odontológico Professor Ageu de Aquino Sales”, em reconhecimento pelo seu trabalho em prol do ensino da odontologia no Brasil.

De 2009 a 2010 foi Secretário de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia de Caruaru, havendo, no mesmo período, sido eleito membro da Diretoria da UNDIME/PE – União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco. Integra, desde 2009, o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, sendo o atual Presidente da Câmara de Educação Básica.

Foi escolhido, neste ano, para integrar o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco e o Conselho Municipal de Saúde de Caruaru.

Desde 2004, foi eleito e integra a Diretoria do Sindicato das Instituições Particulares de Ensino Superior do Estado de Pernambuco – SIESPE e é Vice-Presidente da Associação Brasileira das Faculdades Isoladas e Integradas – ABRAFI.

Em 2011 foi eleito Vice-Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – ACIC e Presidente do Movimento Polo Caruaru.