21º FIG receberá mais de 254 artistas
Entre os dias 14 e 23 de julho, o Agreste Meridional de Pernambuco se transformará no centro cultural do Estado com a realização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2011). O evento, que este ano chega a sua 21ª edição, se consolida no calendário nacional como um dos principais festivais do País. Durante os 10 dias de realização, a população local, visitantes e turistas terão acesso a um múltiplo e abrangente painel do patrimônio cultural pernambucano e brasileiro, através de apresentações artísticas que vão das manifestações da cultura tradicional até as mais inovadoras produções da arte contemporânea.
Este ano, o Governo do Estado está investindo R$ 14,2 milhões do FIG.
O grande homenageado desta edição é o músico, poeta e artista plástico Lula Côrtes, falecido no dia 27 de março deste ano. “Lula Côrtes é um dos maiores artistas pernambucanos, símbolo da cultura e da arte produzida de forma independente e crítica”, comenta o secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte. Também estão entre os shows principais, artistas como Gal Costa, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Otto, Frejat, Bebel Gilberto, Marina Lima, Elba Ramalho, Seu Jorge, Beth Carvalho, Siba, Mundo Livre, Nação Zumbi, Marcelo Camelo, Tribo de Jah, Tulipa Ruiz, entre outros.
O FIG consolidou Garanhuns como polo agregador das expressões culturais de todas as regiões do Estado. Realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, o festival recebe centenas de atrações, entre shows, espetáculos teatrais, intervenções artísticas, exposições, apresentações circenses, performances de dança, mostras de cinema, oficinas, debates e atividades de formação, entre outros.
Durante os dias de festival, mais de um milhão de pessoas circulam pela cidade, garantindo resultados positivos também para a economia local e o turismo."O Festival de Inverno de Garanhuns é uma grande celebração cultural marcada pela força da matriz que desde os primórdios afirmou Pernambuco como a gema da nacionalidade. É um sucesso de público, de artistas e da nossa maior tradição cultural”, ressalta o secretário-chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar.
Confira toda programação dos principais palcos do FIG 2011 na Agenda do site da Faculdade www.asces.edu.br
Fonte: Fundarpe