Retrato é tema do 4º Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural
Fotógrafos, amadores e profissionais, de todo o estado já podem se preparar para o 4º Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O tema deste ano é O retrato fotográfico, cujo objetivo é mostrar o “ser” pernambucano, famoso ou anônimo, e sua representação como integrante de um povo. As 12 melhores imagens, selecionadas por uma comissão julgadora, receberão, cada uma, um premio no valor de R$ 3,5 mil. Além da premiação em dinheiro, as fotos farão parte do acervo da Fundarpe, que poderá publicá-las em calendários e agendas da instituição e exibi-las em mostras.
Podem participar do concurso pessoa física ou jurídica, domiciliada em Pernambuco há, pelo menos, um ano. Cada fotógrafo ou empresa poderá ter, no máximo, duas fotografias premiadas. As regras de participação podem ser conferidas no edital disponível no site da Fundarpe (www.fundarpe.pe.org.br).
As inscrições deverão ser feitas no período de 7 de novembro a 8 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Protocolo Geral da sede da Fundarpe (Rua da Aurora, 463 – Boa Vista – Recife – PE). O documento deve ser direcionado à Coordenadoria de Fotografia. Também serão admitidas inscrições via correio, postadas até o dia 8 de dezembro, como encomenda normal ou Sedex, destinada ao endereço da Fundarpe indicado no edital.
A proposta maior do concurso é incentivar a criatividade e a difusão da produção fotográfica pernambucana. “Os fotógrafos têm uma carência muito grande de prêmios como este. O nosso prêmio, além de promover fotos inéditas no estado, aborda temáticas diversas e interessantes que estimulam a expressão artística. Como é aberto para todas as regiões do estado, o prêmio está trazendo novos nomes para a cena, revelando novos fotógrafos. O concurso já está na sua quarta edição. No ano passado tivemos mais de 300 inscrições, o que demonstra que se trata de um prêmio já consolidado”, diz Geyson Magno, coordenador de Fotografia da Fundarpe.
Fonte: Fundarpe