Estão suspensas em todo território nacional as propagandas irregulares do medicamento Mirador fabricado por DM Indústria Farmacêutica Ltda. Nas peças publicitárias, a utilização de expressões enfáticas como “muito bom” ou “medicamento forte”, atribuem características superiores ao medicamento, o que pode induzir o consumidor a erro.

O slogan “Mirador é o Pelé dos comprimidos”, ao criar uma analogia com o desempenho profissional do jogador, realiza uma comparação indireta do analgésico com outros medicamentos da mesma classe terapêutica, o que é vedado pela legislação. O artigo 4º, inciso II da RDC 102/00, que regulamenta a propaganda de medicamentos no Brasil, proíbe as comparações não embasadas em comprovações científicas.

Como todos os outros medicamentos isentos de prescrição médica registrados, Mirador pode ser objeto de propagandas voltadas ao público leigo, desde que estas respeitem a legislação em vigor.

Chá
Também não podem ser mais veiculadas as propagandas do Chá de Amora Miura, fabricado por Comercial de Alimentos Meninos do Campo. As peças publicitárias fazem alegações terapêuticas ao controle de doenças como diabetes e obesidade e à imunização contra câncer.

O produto, que não se encaixa na categoria dos chás dispensados de registro, não possui registro na Agência. Assim, não pode ser objeto de propagandas nem alegar propriedades terapêuticas próprias de medicamentos

Com informações da Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa