As instituições ou pessoas físicas interessadas em participar das atividades do “Ano Internacional do Planeta Terra” (AIPT) já podem se inscrever através do site da campanha. O objetivo é estimular o máximo de parceiros e redes associadas a promover, por iniciativa própria e de forma voluntária, eventos, campanhas nacionais e locais e outras ações que ajudem a potencializar a divulgação do AIPT no Brasil. No Brasil, entre as instituições que apóiam as ações estão o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Petrobras, a SBPC e a UFPE, sob coordenação de Comitê Nacional presidido pela Academia Brasileira de Ciências.
 
Os interessados em aderir ao AIPT devem preencher o formulário de adesão disponibilizado no endereço http://aipt.mct.gov.br/, apresentando um projeto de atividade ou evento relacionada com a campanha que pretende promover, e enviá-lo para o e-mail aipt@mct.gov.br. A abordagem dos projetos enviados deve: ser baseada nas geociências, atingir âmbito global, ser holística e multidisciplinar, ter forte impacto humano, ter potencial para atingir os países em desenvolvimento, ser abrangente em sua divulgação e impulsionar o desenvolvimento das geociências como um todo.
 
Os eventos propostos devem ainda se relacionar com um dos temas prioritários do Ano: água subterrânea (prevenção de um mundo cada vez mais sequioso); desastres naturais (mitigação e prevenção efetivas); terra e saúde (geomedicina); clima (efeitos naturais e influência humana); recursos naturais e energia; megacidades; núcleo e crosta terrestres; oceanos; solos; e Terra e vida (as origens da vida e do homem para a compreensão do futuro).
 
AIPT – Celebrado este ano, o “Ano Internacional do Planeta Terra” foi proclamado em dezembro de 2005 pela Organização das Nações Unidas, com apoio unânime de 191 países. A campanha pretende incentivar pesquisas e estudos e divulgar junto à sociedade a importância que as Ciências da Terra têm para o bem-estar e a sobrevivência da humanidade.
 
A liderança mundial das atividades da campanha está sob a responsabilidade da União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS) e da Divisão de Ciências da Terra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
 
Mais informações:
www.aipt.mct.gov.br/;
www.unesco.org.br;
Comitê Nacional para o AIPT no Brasil;
Isabel de Paula (membro do comitê);