Antidepressivo pode ajudar contra câncer e HIV, diz estudo
Um estudo americano sugere que os antidepressivos podem ajudar o sistema imunológico a lutar contra doenças graves, como câncer e HIV/Aids. De acordo com os cientistas da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, células brancas instaladas em células infectadas provocam sua autodestruição, podendo ser mais eficazes sob o efeito de antidepressivos.
Um dos motivos que incentivaram o estudo foi que o estresse e a depressão podem acelerar os malefícios do câncer e do vírus HIV. Voluntárias se submeteram a tratamentos contra depressão e estresse.
Os resultados apresentaram que, o citaloprama e a antagonista de substância P CP – 96345, aumentaram a atividade das células do sistema imunológico. Já o terceiro antidepressivo, o esteróide RU 486, não produziu efeitos.
"A pesquisa nos fornece evidências de que as funções das células de defesa podem ser ampliadas sob o efeito de inibidores específicos da recaptação da serotonina em pacientes depressivos e não-depressivos", disse o coordenador da pesquisa, Dwight Evans. O estudo foi publicado na revista especializada Biological Psychiatry.
Com informações do Portal de Notícias G1.