Inverno também é tempo de exercício físico
Quem não quer estar com o corpo sarado para o verão. Esta vem sendo uma constante busca na estação mais quente do ano. Mas, o que acontece no inverno? A diminuição na freqüência nas academias e a falta de disposição para malhar trazem algumas conseqüências para o corpo. Perda de massa muscular, fadiga, indisposição física e problemas nas articulações são os mais comuns. O importante é não deixar de praticar exercícios regularmente afirmam especialistas.
“Os programas de atividade física são para os doze meses do ano, três vezes por semana e constantes para manter a aptidão física regular. Entendemos que acontece uma queda de freqüentadores devido ao clima, mas os exercícios devem ser feitos em quaisquer condições, desde que sejam tomadas as devidas precauções”, declarou Wallacy Feitosa, coordenador do curso de Educação Física da Asces.
Algumas dicas para a prática de exercícios físicos:
– Aquecer é fundamental, já que os músculos estão mais contraídos que o normal. Vinte minutos de exercício aeróbico resolvem o problema e evitam lesões.
– Dê atenção para o alongamento pré e pós-atividade física. O organismo responde melhor aos exercícios e tende a ficar menos fadigado.
– Acostumar-se com a malhação nesta época vai fazer com que você chegue mais confiante e preparada ao verão.
– A série de alongamentos feita depois dos exercícios pode ser da mesma intensidade das feitas durante o verão.