Um São João feito de cultura e religiosidade
As grandes festas regadas a mega atrações no Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga são apenas uma parte da multi-culturalidade do povo caruaruense. As homenagens aos santos juninos dão o toque da religiosidade enquanto os costumes, as danças e manifestações culturais incrementam as atrações do Maior e Melhor São João do Mundo.
Quem visita o Parque de Eventos pode curtir, nos nove pólos de animação, desde o mais aconchegante clima de fazenda com bodega servindo pratos típicos ao som de declamadores e poetas (Pólo da Zona Rural), até apresentações de folguedos populares como reisados, cavalos marinhos e mazurcas que podem ser vistos no Pólo das Quadrilhas.
Aos domingos acontece o XII Festival de Quadrilhas Estilizadas de Caruaru, evento que conta com a participação de mais de 50 grupos de dança do Agreste de Pernambuco. Em vários pontos do Parque, podem ser encontrados os autênticos trios pés-de-serra fazendo a animação de casais e não deixando ninguém parado com o som da sanfona, triângulo e zabumba.
Mas, como manda a tradição não podiam faltar as comemorações religiosas. Elas também são marcas garantidas no Parque de Eventos. A Igreja de São João, localizada na vila do Forró é um ótimo local para ser demonstrar a devoção pelos mais reverenciados santos juninos. Neste dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio. Pela tradição ele é considerado o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres e Santo casamenteiro.
O São João festejado em 24 de junho é o mais famoso dos três santos juninos. De acordo com a Bíblia foi ele quem batizou Jesus Cristo com as águas do rio Jordão. A história bíblica descreve Isabel, sua mãe, como prima de Maria, a mãe de Jesus. É usualmente representado pela figura de um menino com um cordeiro no colo, já que teria sido ele quem anunciou aos homens a chegada do cordeiro de Deus.
O último santo cronologicamente representado pelo mês junino é São Pedro. Festejado em 29 de junho é considerado o primeiro papa da Igreja Católica, guardião das chaves do céu e responsável pelas chuvas.
O São João de Caruaru é assim. Tornou-se uma das mais tradicionais festas populares por saber valorizar as tradições religiosas e os eventos culturais que marcam a identidade da cultura Nordestina. As raízes da história bem representadas pelo próprio povo faz com que nunca se perca a essência do bom São João.