GRADUAÇÃO
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
O bacharel em Relações Internacionais é um profissional com formação multidisciplinar, capaz de atuar como articulador, analista, consultor ou formulador de iniciativas que envolvam questões de cunho internacional, também no âmbito local. Apto a planejar, implementar e avaliar: (1) projetos de cooperação internacional junto aos setores público e privado, organizações internacionais, ONGs e movimentos sociais; (2) ações de comércio exterior, envolvendo questões aduaneiras, logísticas e de estratégias de marketing internacional para o intercâmbio de bens e serviços; (3) análise de risco e captação de investimento direto externo, no âmbito do sistema financeiro; (4) processos e estratégias de políticas, subnacionais e internacionais; (5) consultoria em segurança internacional e negociações de processos de paz junto a forças armadas e defesa; (6) iniciativas diplomáticas; (7) Contratos e assessoramento em temas jurídicos internacionais; e, (8) pesquisas acadêmicas.
Campo de Atuação
Pode atuar na área governamental, no segmento privado, bem como em organizações da sociedade civil ou não-governamentais, desempenhando atividades que tenham dimensão internacional ou que por ela sejam afetadas.
- Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
- Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 1617, do Ministério da Educação, publicada em 13/11/09.
- Reconhecido através da Portaria nº 195, do Ministério da Educação, publicada em 10/05/13.
- Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 69, publicada em 18/11/2014.
- Regime Escolar: Seriado semestral 21/24.
- Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).
Qualidade e Tradição
DIFERENCIAIS
Possui formação qualificada nas áreas de Antropologia Cultural, Comércio Exterior, Direito Internacional, Economia, Empreendedorismo, Geografia, Logística, Marketing e Política, combinando aspectos teóricos com atividades desempenhadas através de Laboratório de Práticas em Relações Internacionais (LAPRI), projetos de extensão universitária e pesquisa, intercâmbio e voluntariado internacional, entre outros.
SOBRE O CURSO
Em atualizações...
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
Coordenador: Vanuccio Pimentel - Doutor
DOCENTES DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS | |||||
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200 | Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica Graduada em pedagogia | Integral | Socioantropologia; Filosofia | 20 anos | Doutora em Ciências da Religião (UNICAP 2021), Mestre em Filosofia (UFPE 2007), Especialista em Coordenação Pedagógica (UNICAP). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE), Graduação em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atualmente exerce o cargo de Coordenadora Pedagógica do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA). Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IEA-ASCES). |
Catarina Rose Bezerra http://lattes.cnpq.br/3390943953825942 | Mestrado em Relações Internacionais Graduação em Relações Internacionais | Horista | Teoria das Relações Internacionais I; Segurança Internacionais; Negociações Internacionais e Resolução de Conflitos | 03 anos | Professora do curso de Relações Internacionais na ASCES-UNITA. Estagiária de advocacy na New Humanity NGO, durante seis meses, representando a ONG no 2018 International Conference of Non-Governmental Organizations (NGOs), na UNESCO, em Paris e posteriormente no ECOSOC na sede das Nações Unidas em Nova York. É mestre, como bolsista CAPES, e bacharel em Relações Internacionais, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). |
Cristina de Lelis Ximenes Ferreira http://lattes.cnpq.br/7145526251627663 | Especialização em Formação de Ensino de Língua Inglesa. Graduação em Letras - Português e Inglês. | Horista | Inglês Técnico | 08 anos | Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Especialista em Ensino de Língua Inglesa, pelas Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão. Atualmente é professora do ensino regular das redes pública municipal e privada, além de ensinar línguas estrangeiras no Centro Universitário Tabosa de Almeida, ambos na cidade de Caruaru. Possui cerca de 18 nos de experiência docente na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa |
Emerson Francisco de Assis http://lattes.cnpq.br/2636574831014244 | Doutor em Direito Mestre em Ciência Política Graduado em Direito | Parcial | Direito Internacional Privado; Optativa - Direito Internacional do Comércio | 19 anos | Professor adjunto I da ASCES/UNITA nos cursos de Direito e Relações Internacionais. Tem experiência na área de associativismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral do Direito (hermenêutica e decisão jurídica), Direito Internacional Público e Privado, Direitos Humanos (justiça de em desenvolvimento econômico pela FAO/SUDENE. |
Fernanda Patricia Silva Albuquerque http://lattes.cnpq.br/6873054128875866 | Doutorado em andamento em Relações Internacionais. Mestrado em Relaçoes Internacionais. Graduação em Relações Internacionais. | Horista | História das Relações Internacionais 1, Análise de Mercados internacionais, Política Externa Brasileira | Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC-SP) com bolsa CAPES. Foi professora substituta na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nos anos de 2019 e 2020. Possui mestrado (realizado com bolsa CAPES) e graduação em Relações Internacionais pela UEPB. Pesquisa sobre Política Externa Russa no Governo Putin | |
Fernando Cesar de Lima http://lattes.cnpq.br/6418632005847020 | Mestre em Ciências Sociais, Especialização em Gestão de Cidade Graduado em Administração Pública | Parcial | Introdução à Economia, Análise de dados estatística aplicada às Ciências Sociais | 05 anos | Professor do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA e Consultor de Estratégia Política. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Especialista em gestão de cidades - ASCES UNITA (2018). Possui graduação em Administração Pública pela ASCES UNITA (2013). Tem experiência na área de planejamento estratégico em Órgãos públicos(2013), e em análise espacial de dados (2014), orientação e produção de artigos (2015-atual). |
Karlla Lacerda Rodrigues da Silva http://lattes.cnpq.br/3826217810889133 | Mestre Profissional em Gestão Empresarial Especialização em Pós Graduação em Direito Público: processual civil Graduado em DIREITO | Horista | Introdução ao Direito | 13 anos | Professora assistente I da ASCES/UNITA. Mestre em Gestão Empresarial pela Faculdade de Boa Viagem - FBV/ DeVry Brasil. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Tributário e Direito do Consumidor. É servidora do Tribunal de Justiça de Pernambuco. |
Lucas Tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132 | Doutorado em Dottorato in Ricerca Sociale / Sociologia Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura Plena | Parcial | Direitos Humanos | 13 anos | é Professor no Centro Universitário ASCES-UNITA e Membro Pesquisador de seu Instituto de Estudos Avançados IEA, e, finalmente, é cofundador e honorificamente Diretor Geral do Instituto 'Elíseos' - Educação & Cultura. Em 2018 publica o livro "O amor como paradigma", pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco, que após acurada apreciação acolhe a obra como produção com reconhecida dignidade acadêmico-científica, parte constitutiva do patrimônio de produção intelectual da UFPE, impondo-lhe o Selo da Editora Universitária. Em 2020 se torna Membro do Corpo Editorial da REALIS Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais da UFPE Universidade Federal de Pernambuco. Contemporaneamente, se dedica à Colaboração Permanente com as Instituições Internacionais supracitadas, promovendo eventos culturais e acordos de cooperação com Comunidades Acadêmicas, Universidades e Organismos nacionais e internacionais, gerando produção intelectual e intervenção na realidade. |
Marconi Aurélio e Silva http://lattes.cnpq.br/9355237337761261 | Doutor em Ciência Política Mestre em Ciência Política e Graduado em Comunicação Social | Parcial | Processos de Integração Regional; Cooperação Internacional para o Desenvolvimento | 18 anos | É Doutor e Mestre em Ciência Política (UFPE) e Bacharel em Comunicação Social (UNICAP). É professor adjunto III do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), em Caruaru/PE, onde já coordenou o Bacharelado em Relações Internacionais no período 2015-2019. É colunista de Política na Rádio CBN Caruaru e na TV Asa Branca.Atuou como Monitor do PEIEX - Programa de Qualificação às Exportações nos ciclos 2018-2021 (convênio APEX BRASIL e ASCES-UNITA) e 2021-2023 (CONVÊNIO APEX BRASIL / SENAC PE). Desenvolveu projetos e pesquisas junto a: IEA USP; GLOBELICS / REDESIST / BNDES / UFRJ; PNUD BRASIL; AMUPE; IPEA; PETROBRAS; FACEPE; CNPq; CAPES, FUNDEPES - UFAL. Atualmente, é pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA / ASCES-UNITA) e do Centro Chiara Lubich (Itália).Suas áreas de interesse são: ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL; INOVAÇÃO; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; PENSAMENTO POLÍTICO; INTERNACIONALIZAÇÃO; COMUNICAÇÃO E MARKETING POLÍTICO; COMUNICAÇÃO E MARKETING INTERNACIONAL.Atualmente, desenvolve pesquisas sobre: (1) Inovação e Internacionalização; (2) Ativos Relacionais em Redes Colaborativas de P D, Habitats, Sistemas e Ecossistemas de Inovação; (3) Teoria da Relacionalidade Criativa; (4) Tendências em Comunicação e Marketing Político; (5) Formação da Opinião Pública; e, (6) Consenso político. |
Maria Ivania Almeida Gomes Porto http://lattes.cnpq.br/7641142794821338 | Mestre Profissional em Gestão Pública para Desenvolvimento do Nordeste Especializações em Didática do Ensino Superior, Marketing e Publicidade e Administração dos Serviços de Saúde Graduação em Ciências Sociais | Parcial | Politologia I | 8 anos | Professora universitária da ASCES e Consultora de Estratégia de Gestão Pública e de Política. Mestra em Gestão Pública pela UFPE. Especialista em Gerenciamento de Cidades UPE, MBA Marketing e Publicidade na UNINASSAU, Especialista em Administração dos Serviços de Saúde UNAERP. Foi consultora da CONTEXTO, Estratégias Política e de Mercado e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. Foi Secretária de Governo Municipal e Ação Social e Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Caruaru; Presidente do IPSEP e da FUNDAC de Caruaru. Foi também, assessora Política da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. |
Rossana Sarmento Persici Cola http://lattes.cnpq.br/6198712359593480 | Mestre em Relações Internacionais Graduada em Relações Internacionais | Horista | Economia Política Internacional; Logística Internacional | 12 anos | Atuou como professora do Departamento de Gemologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), das disciplinas Comércio Internacional de Gemas e Joias, Desenvolvimento Empresarial, Gemologia Econômica III e Gestão Estratégica de Cadeias Produtivas, de fevereiro de 2012 a maio de 2013. Atuou também como professora do Departamento de Gemologia da Ufes, da disciplina Desenvolvimento Empresarial, de novembro de 2013 a março de 2014. Atualmente, é professora de Administração, Economia e Transporte Internacional do Centro Universitário Vale do Ipojuca (UNIFAVIP / DEVRY) e professora do curso de Relações Internacionais, em áreas relacionadas ao Comércio Internacional e Comércio Exterior Brasileiro, na Associação Caruaruense de Ensino Superiror (ASCES), em Caruaru (PE). Áreas de Pesquisa: Economia, Economia Internacional, Comércio Internacional, Comércio Exterior Brasileiro, História das Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Negociações Internacionais, Gestão Estratégica, Liderança e Desenvolvimento Empresarial. |
Vanuccio Medeiros Pimentel http://lattes.cnpq.br/8928155760846177 | Doutor em Ciência Política Mestre em Ciência Política Graduado em Licenciatura Plena Em Historia | Integral | Politologia I, Politologia II | 18 anos | Professor adjunto II da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise institucional, corte interamericana, políticas públicas, desconfiança política e jurisdição internacional. É observador internacional da Organização dos Estados Americanos. |
Wilson Rufino da Silva http://lattes.cnpq.br/9747035544690544 | Mestre em Educação Especialização em Pós-graduação lato sensu Gestão Escolar Graduação em Pedagogia, em Ciências sociais e em Teologia | Parcial | Filosofia | 24 anos | Possui graduação em Ciências sociais (1998) e especialização em Gestão Escolar (2000) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA, e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2005), com dissertação sobre a Prática de Ensino na formação docente: conversando com os/as discentes-professores/as. É graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest - UNIFACVEST (2020). Por mais de 20 anos atuou como professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru: lecionando na graduação e pós-graduação; orientando trabalhos monográficos; atuou como coordenador do Curso de Pedagogia em 2007; de 2010-2012 coordenou o curso de Teologia; coordenou a CPA (Comissão Própria de Avaliação) de 2012-2016, de 2016-2021 foi Procurador Institucional e coordenador acadêmico Em 2019, passou a exercer a docência no Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA), sendo membro do Núcleo Docente Estruturante da licenciatura em História e licenciatura em Pedagogia. Em 2023, assumiu a coordenação das referidas licenciaturas.Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação docente e gestão escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, mecanismos democratizadores da escola, formação de professores/as, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. |
Atualizado em 05/08/2024
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