Plantas medicinais na atenção básica a saúde

O  projeto plantas medicinais na atenção básica a  saúde utiliza a cultura popular como meio de informação para estudos técnico-científicos das plantas medicinais mais utilizadas pela população de Caruaru; Conscientiza os alunos de graduação da utilização de plantas medicinais, em grande escala, na atenção primária a saúde; Promove a troca de conhecimentos entre a comunidade e a academia; Desperta nos alunos de graduação a importância do cultivo de plantas medicinais como alternativa terapêutica. Além da manutenção da horta medicinal no Campus 3.

O projeto em tela vem realizando uma ampla discussão sobre o uso racional de plantas medicinais. Esta discussão se dá principalmente com as comunidades que se utilizam destas plantas para a cura e/ou alívio de seus males no plano da atenção básica a saúde. Outro aspecto importante é que a distribuição das mudas destas plantas faz as pessoas desenvolverem o senso do cultivo da planta e não somente a compra, com isso, além da saúde pública, também é atendido o meio ambiente.

Arquimedes Fernandes Monteiro de Melo e Risonildo Pereira
Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem