LICENCIATURA
PEDAGOGIA
O Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério, de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, além da organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação, planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares, bem como a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
- Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
- Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
- Regime Escolar: Seriado semestral.
- Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).
DIFERENCIAIS
Formação de profissionais comprometidos com uma educação inovadora, abertos às novas tecnologias, de caráter ético e humanístico, com foco em promover o desenvolvimento regional a partir dos diversos processos educativos.
SOBRE O CURSO
O Pedagogo está habilitado a lecionar no ensino fundamental, na educação infantil, no Magistério, na educação de jovens e adultos, em turmas com necessidades educativas especiais, além das áreas de consultoria, assessoria e gestão escolar. O profissional também está habilitado a trabalhar em empresas e instituições com foco na formação e na educação, recursos humanos, capacitação profissional, etc.
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
Em atualizações...
Coordenação: Professor M.e. Wilson Rufino
DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA | |||||
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Eliana Wanessa Lima Tabosa http://lattes.cnpq.br/2207408750134627 | Mestre em Educação Especialização em Pós Graduação em Coordenação Pedagógica Graduada em Pedagogia | Horista | - PRÁTICA DE ENSINO VI - ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 16 anos | Experiência na área de Educação Básica há 24 anos, com ênfase em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Formação de Professores. Já atuou no gerenciamento de políticas públicas na Secretaria de Educação por 4 anos; Tem experiência em Avaliação de Rede. |
Kenya Michelly Pereira Tabosa Lucas http://lattes.cnpq.br/6448635200994996 | Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de RH Graduada em Psicologia | Horista | - | 10 anos | Psicóloga organizacional, tutora de sala e pesquisa sobre metodologias ativas. |
Niedja Pereira da Silva http://lattes.cnpq.br/7844241590360821 | Mestre em Psicologia Especialização em Atendimento Educacional Especializado Graduada em Pedagogia e em Psicologia | Parcial | -TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM | 25 anos | Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: ludicidade, afetividade, transtornos de aprendizagem, desenvolvimento infantil, educação especial e inclusiva, suicídio. |
Paulo Jorge da Silva http://lattes.cnpq.br/4351798194272677 | Mestrado em andamento em EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Especialização em PSICOPEDAGOGIA Graduado em Teologia, em Filosofia e em Pedagogia | Horista | - METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS | 6 anos | Atua na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) há mais de 2 décadas e no Ensino Superior há 6 anos. Tem experiência em programas de formação continuada (Secretaria de Educação de Caruaru). |
Silvia Jussara Barbosa dos Santos Domingos http://lattes.cnpq.br/6531687901182430 | Doutora em Literatura e Interculturalidade Mestre em Letras Especialização em Língua Portuguesa Graduada em Letras | Horista | - METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I | 12 anos | Tem experiência como formadora na Secretaria de Educação; em área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística; Análise de Discurso, e Literatura. Bem como no campo da Pedagogia, com ênfase na metodologia do ensino de Língua Portuguesa, Linguagem e Literatura Infanto-Juvenil. |
Thiago Gonçalves Silva http://lattes.cnpq.br/6164968307607379 | 2022 Doutorado em andamento em Educação Contemporânea Mestrado em Educação Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica e em EDUCAÇÃO ESPECIAL E NEUROPSICOPEDAGOGIA Graduação em Licenciatura em Letras- Português e em Pedagogia | Parcial | - METODOLOGIA DO ENSINO DE MATÉMATICA I | 7 anos | É professor do Ensino Superior nas licenciaturas em História e Pedagogia, Educação Básica e consultor educacional.Tem interesse pelas discussões acerca de Infâncias, Educação Infantil, Filosofa das Infâncias, Prática Pedagógica, Formação de Professores e Gestão Educacional. Integra o Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA). |
Wilson Rufino da Silva http://lattes.cnpq.br/9747035544690544 | Mestre em Educação Especialização em Pós-graduação lato sensu Gestão Escolar Graduação em Pedagogia, em Ciências sociais e em Teologia | Parcial | - | 23 anos | Experiência em docência na educação básica e em cursos de pós-graduação; desenvolvimento em atividades de orientação de TCC, supervisão de estágio. Experiência, também, na gestão de Ensino Superior como procurador institucional, coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), coordenador de cursos e coordenação pedagógica geral. |
Atualizado em 02/08/2024
Notícias
Fique antenado nas novidades do curso de Pedagogia (Licenciatura) da Asces-Unita
- Inscrições abertas para o Congresso Multiprofissional das Licenciaturas
julho 31, 2024
- Estudantes de Pedagogia são destaque em diversos segmentos
janeiro 5, 2024
- Inscrições liberadas para a IV Jornada de Pedagogia
abril 27, 2023
- Certificados dos últimos eventos acadêmicos disponíveis
junho 10, 2022
- Primeiro dia do Congresso das Licenciaturas foi marcado por reflexões
maio 12, 2022
Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.