GRADUAÇÃO
MEDICINA
O profissional de Medicina passa por uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. É capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser
humano.
- Duração (mínima/máxima): 06 a 09 anos
- Situação legal: Autorizado pela Portaria nº 326, publicada em 11/07/2024
- Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Integral
Qualidade e Tradição
DIFERENCIAIS
Formação caracterizada por tradição humanística e forte compromisso social, buscando a excelência na formação de profissionais inovadores e qualificados com visão estratégica voltados ao desenvolvimento regional.
A Medicina Asces-Unita utilizará, predominantemente, as metodologias ativas de aprendizagem como instrumentos pedagógicos de processo de ensino-aprendizagem, no intuito de desenvolver uma base integrada de conhecimentos, habilidades e atitudes no profissional em formação, que se manifestará, estruturalmente, em torno dos três eixos sobre os quais está estruturado o curso; o ético-humanístico, o técnico-científico e o comunitário assistencial.
SOBRE O CURSO
O Curso de Medicina da Asces-Unita tem como objetivo promover junto aos estudantes as competências e habilidades para formação dos médicos do futuro, com um perfil generalista, humanista, crítico, reflexivo e capacitados a atuarem, a partir do conhecimento dos princípios que regem o processo saúde-doença, em todos os níveis de atenção à saúde da população e a desenvolverem ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação às pessoas nos cenários individuais e coletivos.
Medicina Asces-Unita foi concebido a partir de referenciais de formação nas profissões da saúde, sobretudo com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Internacionais com o objetivo de fortalecer e de melhorar a saúde da população brasileira e de onde possam atuar os futuros médicos.
Em especial, Medicina Asces-Unita propõe uma formação médica que leve em consideração a identificação dos agravos à saúde mais prevalentes e relevantes em sua comunidade, bem como as características socioculturais da população a ser assistida e as novas práticas emergentes no campo médico.
O curso de Bacharelado em Medicina da Asces-Unita foi autorizado pelo MEC através da portaria n° 326 publicada em 11/07/2024
São oferecidas 60 vagas por ano, distribuídas em duas entradas:
2º semestre | 60 vagas (integral) |
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
A Asces-Unita possui excelente infra-estrutura, tendo climatizadas todas as salas de aula, com disponibilidade de uso de recursos audiovisuais, entre outros. Além disso, oferece aos seus alunos ambientes específicos para realização de pesquisas e práticas de extensão, tais como:
Biblioteca
A Biblioteca Professor Pinto Ferreira foi inaugurada por Tabosa de Almeida, em 11 de agosto de 1966, com o objetivo de atender a seus usuários de forma que facilitasse acesso e uso das informações disponíveis nos livros e periódicos.
Atualmente, são oferecidos os seguintes serviços:
- Consulta aos materiais do acervo (livros, jornais, revistas científicas e informacionais fitas de vídeo, cd-rom);
- Orientação à pesquisa no catálogo automatizado;
- Pesquisa on-line via internet;
- Empréstimo automatizado;
- Atualização do acervo;
- Alerta Bibliográfico;
- Reserva de livros para empréstimo;
- Acesso a redes de informação.
AMBIENTES DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Tutorias em Pequenos Grupos – Compostos por até 10 (dez) estudantes e um tutor com quatro horas de duração, duas vezes por semana, com processamento de problemas relacionados ao processo saúde-doença, nas unidades temáticas afins.
- Aulas Expositivas Dialogadas – As aulas expositivas dialogadas serão proferidas por professores do curso ou por convidados externos.
- Sessões de TBL – Aprendizagem por Equipes: com duas a quatro horas de duração por semana. As sessões de TBL versarão sobre temas e objetivos de aprendizagem relacionados aos módulos temáticos.
- Integração Ensino em Saúde na Comunidade (IESC) – Serão atividades teórico-práticas com carga horária de seis horas por semana, incluindo-se atividades de extensão, que estarão, sempre que possível, dialogando com as demais unidades curriculares em andamento em cada semestre letivo. Ocorrerão a partir de atividades supervisionadas nos serviços de saúde, em todos os níveis de assistência, com foco na atenção primária à saúde, e sob uma perspectiva do multiprofissionalismo e da interdisciplinaridade.
- Laboratórios de Práticas Profissionais e de Simulação Realística – serão realizadas atividades predominantemente práticas em laboratórios específicos, voltados ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes afetos à prática médica e, sempre que possível, dialogarão com as demais unidades curriculares em andamento. Visa-se o desenvolvimento de habilidades em comunicação no contexto da saúde, em propedêutica, nas técnicas e nos procedimentos clínicos e cirúrgicos, na interpretação de exames complementares, no uso de tecnologia e dos recursos de informática; e, também, de atitudes relacionadas ao profissionalismo e às relações de trabalho. Esses treinamentos ocorrerão semanalmente e seguirão um calendário específico.
- Práticas em Laboratórios Multidisciplinares – São distribuídas no decorrer dos quatro primeiros anos do curso, com carga horária de quatro horas semanais, associadas e integradas aos conteúdos das unidades curriculares temáticas. Agregarão os conhecimentos nas grandes áreas básicas e fundamentais da Medicina: Anatomia Humana, Histologia, Embriologia, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Patologia Geral e Anatomopatologia, Análises Clínicas (Hematologia, Imunologia, Parasitologia, Microbiologia), Propedêutica (métodos gráficos, radiologia, dentre outros). Tais práticas serão realizadas nos laboratórios específicos do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
CURSO | VALOR TOTAL DO SEMESTRE (R$) |
Nº DE PARCELAS MENSAIS | PARCELA MENSAL (R$) Pagamento no vencimento dia 30 (valor integral) | PARCELA MENSAL (R$) Pagamento antecipado até o dia 15 (com desconto de 10%) | PARCELA MENSAL (R$) Pagamento antecipado até o dia 05 (com desconto de 15%) |
MEDICINA | 65.640,00 | 6 | 10.940,00 | 9.846,00 | 9.299,00 |