LICENCIATURA

HISTÓRIA

O Curso de Licenciatura em História busca formar professores do ensino fundamental e médio comprometidos com uma formação humanística e madura da história e seu impacto na vida das pessoas, mediante uma permanente atualização e revisão dos seus conteúdos.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

DIFERENCIAIS

Foco na formação de alta qualidade, inovador, comprometido com a cultura e história local e regional, além de estabelecer um diálogo permanente com a sociedade para a promoção de políticas públicas de valorização do patrimônio histórico e cultural.

SOBRE O CURSO

Campo de Atuação
O profissional licenciado em História pode exercer a docência nos níveis fundamental e médio, podendo também atuar na consultoria, assessoria e gestão de patrimônio histórico e cultural, em entidades públicas e privadas.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Coordenação: Professor M.e. Wilson Rufino

DOCENTES DO CURSO DE HISTÓRIA
NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
Integral-20 anosProfessora assistente II e coordenadora pedagógica na ASCES/UNITA. Tem experiência na área de
Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.
Jefferson Abraao do Nascimento Silva http://lattes.cnpq.br/9029184888066421Mestre em História
Graduado em História
Horista- INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
- TÓPICOS DE HISTÓRIA OCIDENTAL
- HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I
06 anosProfessor de História na educação básica da rede pública estadual. Possui experiência, também, em cursos de pós graduação e pesquisa nos temas relacionadas a História Política, Ditadura Militar e uso de novas tecnologias da educação.
José Daniel da Silva http://lattes.cnpq.br/4740910677068458Mestre em História Especialização em Formação de Ensino de História do Brasil Graduado Licenciatura Plena em HistóriaHorista- HISTÓRIA IBÉRICA
- PRÁTICA DE ENSINO VI
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
21 anosAtua como professor de História na Educação básica da rede particular de ensino desde 1998, sendo, também, professor da rede pública do Estado de Pernambuco e do Município de Caruaru. No Ensino Superior, exerce a docência desde 2003. Foi membo no Núcleo Docente Estruturante e coordenou o LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA (HISTOLAB).
José Romildo Souza Lemos Júnior http://lattes.cnpq.br/1237923379280684Mestre em História Especialização em História do Brasil Graduado em HistóriaHorista- TEORIA DA HISTÓRIA I5 anos e 6 mesesProfessor da rede municipal de caruaru e da rede estadual em Pernambuco. Atuando nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia.
José Veridiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/0037904542742074Mestre em História Especialização em Sociologia Graduado em Ciências SociaisHorista- EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
- HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA II
18 anosProfessor de História e Filosofia e Coordenador de Ciências Humanas da educação básica na rede particular de Caruaru. Experiência no desenvolvimento de projetos com foco em aprendizagens significativas para a construção de competências e habilidades educacionais no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Atua, também, como professor nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia nas disciplinas de Antropologia, História e sociologia da Saúde.
Paulo Jorge da Silva http://lattes.cnpq.br/4351798194272677Mestrado em andamento em EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Especialização em PSICOPEDAGOGIA
Graduado em Teologia, em Filosofia e em Pedagogia
Horista- TÓPICOS DOS FENÔMENOS RELIGIOSOS3 anosÉ professor da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) há 20 anos e tem experiência em programas de formação continuada (Secretaria de Educação).
Rosineide Maria Gonçalves http://lattes.cnpq.br/8616799828970787Mestre em Serviço Social Especialização em Associativismo e Cooperativismo
Graduada em Licenciatura Plena em Estudos Sociais - habilitação História
Horista- POLÍTICA EDUCACIONAL
- METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA II
11 anosExperiência em desenvolvimento e coordenação de projetos sociais em ONGs. Experiência na gestão pública em Assistência Técnica e Extensão Rural e Planejamento de Políticas de desenvolviemnto rural sustentável no Governo de Pernambuco. Na Asces-Unita coordenou o CapacitaSUAS - programa de educação permanente da política de Assistência Social e coordenou por quatro anos o curso de Licenciatura em História. Na Asces atua, também, como membro do Comitê Científico e da coordenação colegiada do Núcleo de Gênero.
Silvia Jussara Barbosa dos Santos Domingos http://lattes.cnpq.br/6531687901182430Doutora em Literatura e Interculturalidade Mestre em Letras Especialização em Língua Portuguesa
Graduada em Letras
Horista- LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS12 anosTem experiência como formadora na Secretaria de Educação; em área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística; Análise de Discurso, e Literatura. Bem como no campo da Pedagogia, com ênfase na metodologia do ensino de Língua Portuguesa, Linguagem e Literatura Infanto-Juvenil.
Thiago Gonçalves Silva http://lattes.cnpq.br/61649683076073792022 Doutorado em andamento em Educação Contemporânea Mestrado em Educação Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica e em EDUCAÇÃO ESPECIAL E NEUROPSICOPEDAGOGIA
Graduação em Licenciatura em Letras- Português e em Pedagogia
Parcial- FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
7 anosÉ professor da Educação Básica e pesquisa sobre infância, Educação Infantil, prática pedagógica e formação de professores.
Wilson Rufino da Silva http://lattes.cnpq.br/9747035544690544Mestre em Educação Especialização em Pós-graduação lato sensu Gestão Escolar Graduação em Pedagogia, Ciências sociais e TeologiaParcial- FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
- PRÁTICAS EM GESTÃO ESCOLAR
23Experiência em docência na educação básica e em cursos de pós-graduação; desenvolvimento em atividades de orientação de TCC, supervisão de estágio. Experiência, também, na gestão de Ensino Superior como procurador institucional, coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), coordenador de cursos e coordenação pedagógica geral.

Horário de aula - 2024.2  

Atualizado em 02/08/2024

 

PARCELA MENSAL (R$)R$ 917,29
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 779,70
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 825,56

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support