LICENCIATURA
HISTÓRIA
O Curso de Licenciatura em História busca formar professores do ensino fundamental e médio comprometidos com uma formação humanística e madura da história e seu impacto na vida das pessoas, mediante uma permanente atualização e revisão dos seus conteúdos.
- Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
- Situação legal: Autorizado pela Portaria n.º 603, de 28/09/18, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
- Regime Escolar: Seriado semestral.
- Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).
DIFERENCIAIS
Foco na formação de alta qualidade, inovador, comprometido com a cultura e história local e regional, além de estabelecer um diálogo permanente com a sociedade para a promoção de políticas públicas de valorização do patrimônio histórico e cultural.
SOBRE O CURSO
Campo de Atuação
O profissional licenciado em História pode exercer a docência nos níveis fundamental e médio, podendo também atuar na consultoria, assessoria e gestão de patrimônio histórico e cultural, em entidades públicas e privadas.
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
Coordenação: Professor M.e. Wilson Rufino
DOCENTES DO CURSO DE HISTÓRIA | |||||
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200 | Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica Graduada em pedagogia | Integral | - | 20 anos | Professora assistente II e coordenadora pedagógica na ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política. |
Jefferson Abraao do Nascimento Silva http://lattes.cnpq.br/9029184888066421 | Mestre em História Graduado em História | Horista | - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS - TÓPICOS DE HISTÓRIA OCIDENTAL - HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I | 06 anos | Professor de História na educação básica da rede pública estadual. Possui experiência, também, em cursos de pós graduação e pesquisa nos temas relacionadas a História Política, Ditadura Militar e uso de novas tecnologias da educação. |
José Daniel da Silva http://lattes.cnpq.br/4740910677068458 | Mestre em História Especialização em Formação de Ensino de História do Brasil Graduado Licenciatura Plena em História | Horista | - HISTÓRIA IBÉRICA - PRÁTICA DE ENSINO VI - ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 21 anos | Atua como professor de História na Educação básica da rede particular de ensino desde 1998, sendo, também, professor da rede pública do Estado de Pernambuco e do Município de Caruaru. No Ensino Superior, exerce a docência desde 2003. Foi membo no Núcleo Docente Estruturante e coordenou o LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA (HISTOLAB). |
José Romildo Souza Lemos Júnior http://lattes.cnpq.br/1237923379280684 | Mestre em História Especialização em História do Brasil Graduado em História | Horista | - TEORIA DA HISTÓRIA I | 5 anos e 6 meses | Professor da rede municipal de caruaru e da rede estadual em Pernambuco. Atuando nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia. |
José Veridiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/0037904542742074 | Mestre em História Especialização em Sociologia Graduado em Ciências Sociais | Horista | - EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS - HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA II | 18 anos | Professor de História e Filosofia e Coordenador de Ciências Humanas da educação básica na rede particular de Caruaru. Experiência no desenvolvimento de projetos com foco em aprendizagens significativas para a construção de competências e habilidades educacionais no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Atua, também, como professor nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia nas disciplinas de Antropologia, História e sociologia da Saúde. |
Paulo Jorge da Silva http://lattes.cnpq.br/4351798194272677 | Mestrado em andamento em EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Especialização em PSICOPEDAGOGIA Graduado em Teologia, em Filosofia e em Pedagogia | Horista | - TÓPICOS DOS FENÔMENOS RELIGIOSOS | 3 anos | É professor da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) há 20 anos e tem experiência em programas de formação continuada (Secretaria de Educação). |
Rosineide Maria Gonçalves http://lattes.cnpq.br/8616799828970787 | Mestre em Serviço Social Especialização em Associativismo e Cooperativismo Graduada em Licenciatura Plena em Estudos Sociais - habilitação História | Horista | - POLÍTICA EDUCACIONAL - METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA II | 11 anos | Experiência em desenvolvimento e coordenação de projetos sociais em ONGs. Experiência na gestão pública em Assistência Técnica e Extensão Rural e Planejamento de Políticas de desenvolviemnto rural sustentável no Governo de Pernambuco. Na Asces-Unita coordenou o CapacitaSUAS - programa de educação permanente da política de Assistência Social e coordenou por quatro anos o curso de Licenciatura em História. Na Asces atua, também, como membro do Comitê Científico e da coordenação colegiada do Núcleo de Gênero. |
Silvia Jussara Barbosa dos Santos Domingos http://lattes.cnpq.br/6531687901182430 | Doutora em Literatura e Interculturalidade Mestre em Letras Especialização em Língua Portuguesa Graduada em Letras | Horista | - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 12 anos | Tem experiência como formadora na Secretaria de Educação; em área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística; Análise de Discurso, e Literatura. Bem como no campo da Pedagogia, com ênfase na metodologia do ensino de Língua Portuguesa, Linguagem e Literatura Infanto-Juvenil. |
Thiago Gonçalves Silva http://lattes.cnpq.br/6164968307607379 | 2022 Doutorado em andamento em Educação Contemporânea Mestrado em Educação Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica e em EDUCAÇÃO ESPECIAL E NEUROPSICOPEDAGOGIA Graduação em Licenciatura em Letras- Português e em Pedagogia | Parcial | - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 7 anos | É professor da Educação Básica e pesquisa sobre infância, Educação Infantil, prática pedagógica e formação de professores. |
Wilson Rufino da Silva http://lattes.cnpq.br/9747035544690544 | Mestre em Educação Especialização em Pós-graduação lato sensu Gestão Escolar Graduação em Pedagogia, Ciências sociais e Teologia | Parcial | - FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - PRÁTICAS EM GESTÃO ESCOLAR | 23 | Experiência em docência na educação básica e em cursos de pós-graduação; desenvolvimento em atividades de orientação de TCC, supervisão de estágio. Experiência, também, na gestão de Ensino Superior como procurador institucional, coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), coordenador de cursos e coordenação pedagógica geral. |
Atualizado em 02/08/2024
Notícias
Fique antenado nas novidades do curso de História (Licenciatura) da Asces-Unita
- Edital para bolsistas para o programa de bolsas de iniciação à docência
outubro 21, 2024
- Liberado o resultado da seleção do PIBID para os estudantes das licenciaturas
outubro 16, 2024
- Inscrições abertas para o Congresso Multiprofissional das Licenciaturas
julho 31, 2024
- Seleção para docente em História – Resultado final
julho 5, 2024
- Seleção para professor de História
junho 7, 2024
Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.