GRADUAÇÃO
FISIOTERAPIA
O fisioterapeuta é um profissional da área de saúde capacitado para avaliação, prescrição e supervisão no uso de recursos físicos buscando preservar, manter, desenvolver ou restaurar o equilíbrio e a integridade dos órgãos, sistemas e funções do corpo humano. Tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinéticofuncionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas.
Campo de Atuação
Atua em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, creches, centros de pesquisa, clubes esportivos e empresas públicas e privadas, na assistência e gestão da saúde. Trabalha, também, em ambulatórios, consultórios, clínicas, em ações básicas de saúde, na vigilância sanitária, no ensino superior, bem como na indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico, área esportiva, entre outros.
- Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos
- Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 3.172, do Ministério da Educação, publicada em 05/11/03.
- Reconhecido através da Portaria nº 480, do MEC/SESu, publicada em 07/07/08.
- Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 109, publicada em 04/02/21.
- Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Tarde (1ª entrada) / Noite (2ª entrada).
Pioneirismo
DIFERENCIAIS
Curso pioneiro no interior de Pernambuco, atendendo desta forma a demanda de fisioterapeutas nas comunidades distantes da capital, possui uma dinâmica curricular com cerca de 50% da carga horária em estágio e atividades práticas.
SOBRE O CURSO
O Curso de Fisioterapia visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, formando profissionais éticos e competentes para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrados à realidade da comunidade local e regional.
O Fisioterapeuta é um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde com o objetivo de preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções dos indivíduos. Tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas.
É um profissional da área de saúde e também pode atuar nas áreas educacional, administrativa e de pesquisa científica. Utiliza na sua prática específica diferentes recursos físicos e naturais os quais se constituem meios para o atendimento ao indivíduo, não se restringindo apenas a recuperá-lo fisicamente, mas objetivando sua inserção ou reinserção no contexto social.
As possibilidades de intervir em todos os níveis de atenção à saúde e de interagir com outros profissionais permitem ao Fisioterapeuta atuar em escolas, comunidades, domicílios, consultórios, clínicas, centros de reabilitação, instituições de longa permanência, clubes esportivos, hospitais, empresas, centros de pesquisa, entre outros.
A Fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938/1969 e pela Lei Federal nº 6.316 em 1975.
O curso de Fisioterapia da Asces-Unita foi autorizado pelo MEC através da Portaria n.º 3.172, publicada em 31/10/2003 e reconhecido pela portaria n.o 480, publicada em 07/07/2008.
O curso funciona nos turnos tarde e noite, sendo ofertadas 120 vagas por ano, assim distribuídas:
1º semestre | 60 vagas |
2º semestre | 60 vagas |
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
Com o objetivo de formar fisioterapeutas com qualificação técnico-científica e humanística necessária ao desempenho de atividades em todos os espaços que requeiram a sua contribuição à saúde da população, o curso de Fisioterapia da Asces-Unita dispõe de uma infraestrutura que garante o desenvolvimento de estreita e permanente relação entre teoria e prática, constituída pelos seguintes ambientes:
· Salas de aula;
· Biblioteca;
· Laboratório de Informática;
· Laboratório Interdisciplinar de Anatomia / Fisiologia;
· Laboratório Interdisciplinar de Bioquímica / Biofísica;
· Laboratório Interdisciplinar de Microscopia;
· Laboratório Interdisciplinar de Citologia / Histologia;
· Laboratório de Preparo de reagentes;
· Laboratório de Lavagem de material e desinfecção;
· Biotério;
· Laboratório de Eletrotermofototerapia;
·Laboratório Interdisciplinar de Fisiologia do Esforço, Cineantropometria, Comportamento Humano e Fisioterapia Cardiorrespiratória;
· Laboratório Interdisciplinar de Cinesiologia e Biomecânica, Cinesioterapia, Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia e de Recursos Terapêuticos Manuais;
· Clínica-Escola de Fisioterapia.
Na Clínica-escola de Fisioterapia, o estudante vivencia a prática da assistência à comunidade, nas diversas áreas de intervenção da Fisioterapia, realizando avaliações fisioterapêuticas, traçando condutas e utilizando métodos de intervenção e recursos tecnológicos atualizados, em um ambiente de discussão acadêmica.
Estas vivências teórico-práticas proporcionam a formação de profissionais críticos e reflexivos diante da realidade do contexto social local e regional.
PROFESSORES, DISCIPLINAS E LATTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA
Coordenação do Curso: Prof. Belisa Duarte Ribeiro de Oliveira
DOCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA | |||||
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Adriana Siqueira de Oliveira Lopes http://lattes.cnpq.br/5722763977305416 | Mestre em Medicina (Pneumologia) Especializações em Fisioterapia Respiratoria e Especialização em andamento em Fisioterapia dermatofuncional e em Especialização em Recursos Terapêuticos Manuais Graduação em Fisioterapia | Horista | Fisioterapia Respiratória; Fisioterapia em UTI ; Fisioterapia cardiovascular | 25 anos | MESTRE EM CIÊNCIAS. Possui experiência de 25 anos de trabalho no HOSPITAL OSVALDO CRUZ (HUOC), Já atuou no HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA SÃO PAULO, experiência na area hospitalar e home care. É fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Respiratória e atua também na reabilitação motora, com experiência em UTI e enfermaria. Atua como docente na Clínica Escola Asces-UNITA. |
Ana Cecília Cavalcanti Albuquerque http://lattes.cnpq.br/5836815381106881 | Doutora em Medicina Tropical Mestre em Medicina Tropical Especialização em Virologia Graduada em Ciências Biomédicas | Parcial | - | 20 anos | Técnica de nível superior - Banco de Sangue Santa Ana - 1 ano Técnica de nível superior - Divisão de Virologia do Lacen-PE - 5 anos. É avaliador do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes (BASis) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), desde janeiro de 2023 |
Belisa Duarte Ribeiro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/8452160132871949 | Doutora em Biociência Animal Mestre em Fisiologia Especialização em Fisioterapia Neurofuncional Graduada em Fisioterapia | Parcial | Fundamentos e História da Fisioterapia; Anatomia e Movimento; Cinesioterapia e Fisioterapia Aquática; Epidemiologia; Metodologia Científica | 16 anos | É fisioterapeuta especialista na área de Saúde da Mulher, Representante da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher na região Nordeste e desenvolve atividades voltadas a temáticas relacionadas à Saúde da Mulher e pélvica na Clínica escola de Fisioterapia, que é Centro de referência da área no Serviço Municipal de Saúde |
Cinara Karina Bezerra e Silva http://lattes.cnpq.br/1568983562778432 | Mestrado profissional em andamento em Educação em Ciências da Saúde 2019 e Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Aperfeiçoamento em Reeducação Postural Globa Graduada em Fisioterapia | Parcial | Introdução à Prática Fisioterapêutica; Saúde Coletiva; Fisioterapia na Saúde do Idoso, Optativa VI - Fisioterapia na assistência Domiciliar | 11 anos | É especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Atualmente, é mestranda em Educação em Saúde e docente do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Reabilitação Postural Global (RPG), terapias manuais, e atuação nas áreas de gerontologia e fisioterapia esportiva. |
Eurico Solian Torres Liberalino http://lattes.cnpq.br/4425679163491302 | Mestre profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde Especializações em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva, Formação Completa em Osteopatia em Ciências da Educação, Desenvolvimento e Políticas e em Ergonomia Aperfeiçoamentos em Diplomação Internacional em Osteopatia e Certificação em Osteopatia Graduado em Bacharelado em Fisioterapia | Horista | Biomecânica Aplicada à Fisioterapia, Biofísica Aplicada à Fisioterapia, Fisioterapia Traumato-ortopédica, Optativa IV - Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibulares | 12 anos | Fisioterapeuta especialista em ergonomia, osteopatia e educação. Com formação em Quiropraxia, Pilates e várias outras técnicas das terapias manuais. Possui consultório há 9 anos de Osteopatia, atende na clínica-escola de fisioterapia do Centro Universitário ASCES-UNITA; atua como docente nas pós-graduação da área de osteopatia, traumato-ortopedia e esportes. |
Fabrício Andrade Martins Esteves http://lattes.cnpq.br/4226021213549098 | Doutor em Biologia Aplicada a Saúde Mestre em Bioquímica e Fisiologia Graduado em Biomedicina | Parcial | Bioquímica geral | 19 anos | Experiência em gestão de laboratório público municipal (Prefeitura do Recife, Laboratório Municipal de Saúde Pública, Diretor). Experiência Clínica em Banco de sangue e agência transfusional (Universidade de Pernambuco- CISAM, 13 anos, Biomédico), Experiência em análises bioquímicas, hematológicas, uroanálises (Laboratório Municipal de Saúde Pública da Prefeitura de Olinda, Biomédico, 12 anos), Experiência profissional em diagnóstico molecular de doenças virais e biologia molecular de vírus respiratórios (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Pernambuco - LACEN/PE - 1 ano). Experiência em programas de pós-graduação lato sensu (ASCES-UNITA, CCE cursos, ICOM cursos). Coordenador da Pos graduação em Hematologia e Hemoterapia. Vice-coordenador do Instituto de Estudos Avançados ASCES-UNITA. |
José Veridiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/0037904542742074 | Mestre em História Especialização em Sociologia Graduado em Ciências Sociais | Horista | Saúde do Trabalhador sob a Ótica das Ciências Humanas (Sócio antropologia); Saúde do Trabalhador sob a Ótica das Ciências Humanas (Filosofia); Contexto Histórico Social e Ético do Processo de Trabalho em Saúde (Evolução Histórica da Saúde) | 16 Anos | Coordenador de Ciências Humanas no Colégio Diocesano de Caruaru |
Lícia Vasconcelos Carvalho da Silva http://lattes.cnpq.br/9634764714260061 | Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em Fisioterapia Neurofunciona Graduada em Fisioterapia | Integral | Cinesioterapia e Fisioterapia Aquática | 16 anos | Tem experiência profissional e acadêmica em Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Pediátrica, Saúde Funcional, Fisioterapia Aquática, Anatomia e Movimento e em Gestão Acadêmica de curso de graduação. |
Natalia Ferraz de Araujo Malkes http://lattes.cnpq.br/8211831707459774 | Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente Especialização em Pneumofuncional e em em Gestão Estratégica em Educação a Distância Graduada em Fisioterapia | Parcial | Motricidade e Desenvolvimento Humana, Genética Humana, Fisioterapia em neonatologia | 16 anos | Graduada em Fisioterapia pela UFPE, Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional e Mestre em Sáude da Criança e do Adolescente. Fisioterapeuta com experiência na área da Saúde Materno-Infantil há 23 anos. Ao longo dos anos atuação na assistência de alta, média e baixa complexidade. |
Natalia Tarcila Santos Amorim http://lattes.cnpq.br/9396568321833532 | Mestre em Fisioterapia Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS e em Fisioterapia em UTI Graduada em Bacharelado em Fisioterapia | Horista | Socorros de Urgência, Farmacologia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia em UTI. | 6 anos | Tem experiência profissional e acadêmica em fisioterapia em terapia intensiva adulto, reabilitação cardiovascular, respiratória e metabólica ambulatorial e domiciliar há 12 anos. |
Niedja Pereira da Silva http://lattes.cnpq.br/7844241590360821 | Mestre em Psicologia Especialização em Atendimento Educacional Especializado Graduada em Pedagogia e em Psicologia | Parcial | Psicologia em Saúde | 25 anos | Prefeitura Municipal de Saúde de Caruaru; Instituto de Teologia de Caruaru; Provincia Carmelitana Pernambucana |
Paula Drielly de Melo Ribeiro http://lattes.cnpq.br/9870335259157118 | Mestre em Fisioterapia Especialização em Fisioterapia Neurofuncional Graduada em Fisioterapia | Parcial | Anatomia Humana, Anatomia e Movimento, Promoção de Saúde, Fisioterapia Reumatológica | 8 anos | Mestre em Fisioterapia pela UFPE. Experiência profissional na área de Fisioterapia Neurofuncional com base no Conceito Bobath, Pilates bola e aparelhos, tutora da residência mutiprofissional em atenção básica ASCES-UNITA. |
Rosangela de Melo Cabral http://lattes.cnpq.br/2994579467562962 | Mestre em Ciencias da Saude Especializações em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e em Eletrotermofototerapia Graduada em fisioterapia | Parcial | Eletrotermofototerapia; Patologia; Fisioterapia Reumatológica; Fisioterapia na Saúde do Idoso; Fisioterapia em Oncologia; Pesquisa Aplicada a Saúde. | 22 anos | Mestre em Ciências da Saúde (UPE). Especialista em eletrotermofoterapia (UFPB) e Gestão da Clínica no SUS pelo Instituto de Ensino Sírio-Libânes. Pós-graduanda em Medicina Tradicional Chinesa. Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) Asces-Unita. Experiência profissional e docente na área de Gerontologia, fisioterapia reumatológica e eletrotermofoterapia |
Simone Monte Bandeira de Mello http://lattes.cnpq.br/9739327278152094 | Doutora em Biociência Animal Mestre em Ciencias da Saude Especializações em FORMAÇÃO DE EDUCADORES e em Fisioterapia Dermato Funcional Graduada em Fisioterapia | Horista | Administração e Empreendedorismo, Citologia-Histologia e Embriologia | 15 anos | Atuação na área de Dermato Funcional com prática clínica em consultório privado |
Soraya Santos Alves Barbosa http://lattes.cnpq.br/8064118892392227 | Mestre profissional em em educação para o ensino em graduação na área da Saúde Especializações em Didática do Ensino Superior e em FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL E COSMETOLOGIA Graduada em Fisioterapia | Integral | Fisioterapia Comunitária, Clinica Integrada em Fisioterapia | 10 anos | Graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Pernambuco (2009). Especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional(COFFITO), Pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional e Cosmetologia pela Faculdade do Redentor (2011); Especialista em Didática do Ensino Superior pela Asces-Unita(2015); Pós graduação em andamento de Saúde Pública pela UPE (2020). Mestre em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde pela FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde (2018). Atualmente exerce a função de coordenadora do núcleo de extensão do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), onde também é Docente do curso de Fisioterapia, Membro do Conselho de Ensino/ Pesquisa e Extensão e Tutora da Residência Multiprofissional em atenção básica. Tem experiência profissional e acadêmica em Fisioterapia, com ênfase em Saúde Pública; Atenção Básica; Saúde da Mulher; Dermato-Funcional e Cosmetologia; Clínica Integrada. |
Atualizado em 02/01/2024
Notícias
Fique antenado nas novidades do curso de Fisioterapia da Asces-Unita
- Cursos de Biomedicina, Educação Física e Fisioterapia completam 20 anos
abril 3, 2024
- Liberado o resultado da seleção para Profissional Orientador de Fisioterapia
fevereiro 22, 2024
- Fisioterapia promove cerimônia de entrega dos pijamas cirúrgicos
fevereiro 21, 2024
- Resultado da 2ª etapa da seleção para profissional orientador de Fisioterapia
fevereiro 20, 2024
- Guia do Estudante classifica os cursos da Asces-Unita, confira!
novembro 10, 2023
Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.