GRADUAÇÃO
ENGENHARIA QUÍMICA
O Bacharel em Engenharia Química é um profissional capacitado a desenvolver, aprimorar e difundir conhecimentos ligados à operação, produção, melhoramento e gerenciamento de serviços, produtos e processos relativos à indústria química e correlatas, possuindo para tanto formação multidisciplinar, equilíbrio entre as visões de processo e capacidade para liderar equipes com senso de responsabilidade e ética.
Campo de Atuação
O Engenheiro Químico atua nas atividades que compõem o âmbito da indústria química e petroquímica; da indústria de alimentos; de produtos químicos; relativas ao tratamento de águas ou de rejeitos industriais, ou em quaisquer instalações industriais, dialogando constantemente com as novas tecnologias, com a biotecnologia, trabalhando com materiais compostos e preocupado com a proteção à vida humana e ao meio ambiente. Também atua projetando, elaborando, supervisionando e coordenando processos industriais relacionados à indústria química, inclusive na liderança de equipes de trabalho.
- Duração (mínima/máxima): 05 a 08 anos.
- Situação Legal: Autorizado pela Portaria n.º 001, de 30/09/16, da Reitoria do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
- Regime Escolar: Seriado semestral
- Turno: Noite (1ª. entrada) / Manhã (2ª. entrada).
DIFERENCIAIS
A formação oferecida pela Asces-Unita tem perfil generalista e multidisciplinar, proporcionando a sintonia do profissional com as inovações científico-tecnológicas da atualidade e a capacidade de enfrentar os desafios relacionados ao aumento da produtividade com a redução dos impactos ambientais nos processos industriais.
SOBRE O CURSO
Ao longo do tempo, a Engenharia Química transformou os processos industriais e se modificou pelas necessidades da sociedade. Atualmente, as perspectivas a curto e médio prazo estão voltadas para os desafios da indústria em relação ao crescimento sustentável, ou seja, na modificação de processos existentes e criação de novos processos que diminuam o impacto das atividades sobre meio ambiente. Além disso, existem os novos desafios de desenvolvimento de estruturas em escala nanométrica, da miniaturização de processos e do desenvolvimento de processos biotecnológicos para aumentar a oferta de alimentos para a população. A longo prazo, a substituição da matriz energética por alternativas renováveis e o desenvolvimento de bioprocessos economicamente mais viáveis consistem em necessidades importantes da sociedade.
PERFIL PROFISSIONAL
Os Engenheiros Químicos são reconhecidos como profissionais da área da química. Esse perfil profissional foi regulamentado conforme Decreto Lei Nº 85.877, de 07 de abril de 1981, que estabelece normas para execução da Lei nº 2.800, de 18 de junho de 1956, sobre o exercício da profissão de químico. Em qualquer de suas modalidades, o exercício da profissão de químico compreende um elenco de 16 (dezesseis) atividades, conforme apresentadas a seguir:
- Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas;
- Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas;
- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas;
- Exercício do magistério, respeitada a legislação específica;
- Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas;
- Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos;
- Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade;
- Produção, tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos;
- Operação e manutenção de equipamentos e instalações, execução de trabalhos técnicos;
- Condução e controle de operações e processos industriais, de trabalhos técnicos, reparos e manutenção;
- Pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais;
- Estudo, elaboração e execução de projetos de processamento;
- Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas;
- Estudo, planejamento, projeto e especificações de equipamentos e instalações industriais;
- Execução, fiscalização de montagem e instalação de equipamento;
- Condução de equipe de instalação, montagem, reparo e manutenção;
Os currículos dos profissionais da química se distinguem em:
- Química: compreende os conhecimentos de química de caráter profissional;
- Química Tecnológica: compreende os conhecimentos de química de caráter profissional e de tecnologia, abrangendo processos e operações da indústria química e correlatas;
- Engenharia Química: compreendendo os conhecimentos de química de caráter profissional e de tecnologia, abrangendo processos e operações, planejamento e projeto de equipamentos e instalações da indústria química e correlatas.
Em atualizações...
Coordenação professor Jeferson Mendonça
DOCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA | |||||
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (Anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Andreia Azevedo Abrantes de Oliveira http://lattes.cnpq.br/9315689567806632 | Doutorado em andamento em Engenharia Civil Mestrado em ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Especialização em Engenharia de Estruturas e Fundações Graduação em Engenharia Civil | Parcial | Engenharia da sustentabilidade; Resistência dos materiais; Cálculo instrumental; Eletrotécnica; Física I | 2 anos | Prática profissional em modelagem hidráulica e hidrológica, geoprocessamento ambiental e projetos estruturais e hidrossanitários. Experiência com consultoria de concessionária de água utilizando técnicas de modelagem e otimização do abastecimento e custos energéticos. |
Deivid Sousa de Figueiroa http://lattes.cnpq.br/5534589644323777 | Doutor em Engenharia Química Mestre em Engenharia Química Graduado em Química Industrial | Horista | Química Geral II; Fenômenos de Transportes I | 8 anos | Mestre e Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atualmente é Professor Adjunto I e Coordenador do Núcleo de Engenharias do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA. Experiência industrial na área de controle de qualidade e processos químicos; Vivência acadêmica relacionada aos seguintes temas: Biocombustíveis líquidos, Catálise Heterogênea, Biotecnologia, Processos Oxidativos Avançados e Tecnologias Ambientais. Orientador de trabalhos de de Conclusão de Curso, Projetos de Iniciação Cienttífica e Extensão, na área de ciências exatas e da natureza. |
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006 | Doutorado em andamento em Administração Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de moda | Parcial | Administração e economia; Empreendedorismo; Marketing; Comunicação e expressão. | 8 anos | Doutoranda na linha de pesquisa em organização e sociedade, no programa da Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de MTI I em Marketing. Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente no Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES - UNITA. |
Hiuquem Monteiro Lopes http://lattes.cnpq.br/8308546654941702 | Mestre em Engenharia Química Graduado em engenharia química | Parcial | Estatística; Ciência e Engenharia dos Materias; Eletroquímica e Corrosão; Tópicos Especiais II | 2 anos | Vivência industrial em Controle de Qualidade, buscando a melhoria contínua dos processos produtivos. Experiência com consultoria industrial utilizando técnicas de modelagem e imulação, eficiência energética e otimização de processos químicos. |
Jeferson Mendonça Pereira Filho http://lattes.cnpq.br/7748911814071877 | Mestre em Administração Especializações em MBA em Gestão Empresarial e Direito Ambiental e Sustentabilidade Graduado em Engenharia de Produção e em ADMINISTRAÇÃO | Integral | Ciências do Ambiente; Humanidades Ciências Sociais e Cidadania; Projeto Final de Curso II; Estágio curricular I. | 7 anos | Experiência profissional nos setores de logística, gestão da produção, gestão da qualidade e compras/licitações. Atualmente, trabalha como consultor empresarial com foco nas micro e pequenas empresas. |
Leonardo Augusto de Lemos Batista http://lattes.cnpq.br/5155108682802616 | Mestre em Educação em Ciências e Matemática Especialização em Ensino de Matemática e Novas Tecnologias Graduado em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática | Horista | Cálculo Diferencial e Integral II; Cálculo Diferencial e Integral IV | 12 anos | Experiência em Matemática Aplicada, Matemática Computacional, Estatística Aplicada, Estatística Computacional |
Atualizado em 02/08/2024
PARCELA MENSAL (R$) | R$ 1.763,13 |
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15% | R$ 1.498,66 |
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10% | R$ 1.586,82 |
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
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