ETAPA COMUM

EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome do Curso: Graduação em Educação Física (Etapa comum e Etapas específicas) - NOVO PERFIL
De acordo com a Resolução 06/2018, o Curso de Graduação em Educação Física terá uma Etapa comum de dois anos e uma etapa específica de mais dois anos. Funcionará da seguinte forma: até o quarto período os estudantes irão cursar um único curso. A partir do quinto período ele segue na etapa específica ou do Bacharelado ou da Licenciatura, podendo também num período de quatro anos sair com os dois cursos e atuar em todas as áreas da Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).
O curso de Graduação em Educação Física da Asces-Unita tem 3.400h com integralização de 4 anos, 680h de estágio supervisionado, 340 horas de estudos integrativos e 340 de creditação de extensão. O restante da Carga-horária é distribuída nas disciplinas nas áreas de Saúde, Educação, Cultura de Movimento, técnico-científica, sócio antropológicas e histórico-filosóficas.
  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 3.171, do Ministério da Educação, publicada em 05/11/03.
  • Reconhecido através da Portaria nº 480, do MEC/SESu, publicada em 07/07/08.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 109, publicada em 04/02/2021.
  • Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Referência

DIFERENCIAIS

Nome do Curso: Graduação em Educação Física (Etapa comum e Etapas específicas) - NOVO PERFIL
De acordo com a Resolução 06/2018, o Curso de Graduação em Educação Física terá uma Etapa comum de dois anos e uma etapa específica de mais dois anos. Funcionará da seguinte forma: até o quarto período os estudantes irão cursar um único curso. A partir do quinto período ele segue na etapa específica ou do Bacharelado ou da Licenciatura, podendo também num período de quatro anos sair com os dois cursos e atuar em todas as áreas da Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).
O curso de Graduação em Educação Física da Asces-Unita tem 3.400h com integralização de 4 anos, 680h de estágio supervisionado, 340 horas de estudos integrativos e 340 de creditação de extensão. O restante da Carga-horária é distribuída nas disciplinas nas áreas de Saúde, Educação, Cultura de Movimento, técnico-científica, sócio antropológicas e histórico-filosóficas.

SOBRE O CURSO

Educação Física é o termo usado para designar o conjunto de

Nome do Curso: Graduação em Educação Física (Etapa comum e Etapas específicas) - NOVO PERFIL
De acordo com a Resolução 06/2018, o Curso de Graduação em Educação Física terá uma Etapa comum de dois anos e uma etapa específica de mais dois anos. Funcionará da seguinte forma: até o quarto período os estudantes irão cursar um único curso. A partir do quinto período ele segue na etapa específica ou do Bacharelado ou da Licenciatura, podendo também num período de quatro anos sair com os dois cursos e atuar em todas as áreas da Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).
O curso de Graduação em Educação Física da Asces-Unita tem 3.400h com integralização de 4 anos, 680h de estágio supervisionado, 340 horas de estudos integrativos e 340 de creditação de extensão. O restante da Carga-horária é distribuída nas disciplinas nas áreas de Saúde, Educação, Cultura de Movimento, técnico-científica, sócio antropológicas e histórico-filosóficas.

São oferecidas 100 vagas por ano, distribuídas em duas entradas:

1º semestre50 vagas (noite)
2º semestre50 vagas (manhã)

Campo de Atuação
Atua em academias, empresas, hospitais, clínicas, centros comunitários, hotéis, associações, parques, federações, clubes, centro de treinamento esportivo, instituições públicas e privadas que promovam atividades físicas. O Profissional de Educação Física poderá atuar nos espaços onde promovam a prática da atividade física seja no âmbito da Promoção da Saúde, do Esporte e do Lazer, sendo estes: academias de ginástica e musculação, clubes e associações esportivas e de lazer, empresas públicas e privadas, parques e praças públicas, hospitais, hotéis, condomínios, centros de estética, SPA’s, asilos, centros e laboratórios de pesquisas, dentre outros. Planeja e organiza eventos esportivos, bem como presta serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizando treinamentos especializados e elaborando informes técnicos e científicos nas áreas de atividades físicas e do desporto, além de trabalhar com marketing esportivo.

Asces Unita possui o primeiro Campus Desportivo Universitário do interior do Norte-Nordeste do Brasil, com amplas instalações desportivas adequadas à prática de esportes e de atividades recreativas. Atualmente existem: piscina semi-olímpica; quadra poliesportiva coberta e quadras de futebol de salão, basquete e tênis; salas de musculação, de dança e de lutas marciais; Campo de futebol e pista de atletismo.

Os laboratórios de Saúde são também utilizados pelos alunos de Educação Física, sobretudo os de Anatomia e Fisiologia além dos laboratórios de Cineantropometria, Cineologia e Biomecânica.

PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 

Coordenação do Curso: Profª Roberta de Granville Barboza

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Alecsandra Gomes de Lucena Oliveira http://lattes.cnpq.br/1761859718136294Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde Enfermagem
Especialização em saúde da familia Graduada em Enfermagem
HoristaSocorros de Urgência15 anosEnfermeira da Hospital Jesus Nazareno - SESPE
Alison Oliveira da Silva http://lattes.cnpq.br/3902931300437589Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduado em Educação FísicaParcialEpidemiologia e Bioestatística; Metodologia Científica; Pesquisa em Educação Física I; Teoria e Metodologia das Atividades Físicas na Natureza; Optativa VI – Seminário de Aprofundamento em Treinamento e Gestão Esportiva; Teoria e Metodologia dos Esportes Adaptados05 anos
Graduado em Bacharelado em Educação Física pela Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (ASCES) (2011-2015). Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física (PAPGEF) UPE/UFPB sob orientação do Prof. Dr. Rafael Miranda Tassitano (2015-2017). Atualmente é Doutorando no programa de Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Posneuro) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também é membro do Grupo de Pesquisa em Esporte e Saúde (GPESE) do Centro Universitário Tabosa de Almeida ? ASCES-UNITA e membro do grupo de pesquisa em Neurociência Comportamental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua na área da Educação Física e seus principais temas de investigação incluem investigações sobre os efeitos da atividade física, comportamento sedentário em comportamentos de risco à saúde em diferentes grupos populacionais.
Ana Paula Rodrigues FIgueirôa http://lattes.cnpq.br/4328053836670702Doutora em Educação Mestrado em Educação
Especializações em Educação Física Escola, em Saúde Coletiva e em Coordenação Pedagógica Graduada em PEDAGOGIA e em Educação Física
ParcialFundamentos Socioantropológicos da Educação Física; Pesquisa em Educação Física II10 anosGraduada com Licenciatura Plena em Educação Física, é professora das redes estadual de PE e do município de caruaru, tendo experiência na educação Básica e no Ensino Superior
Diego Santiago Freire Sousa http://lattes.cnpq.br/8343437333113998Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduado em Educação FísicaParcialTeoria e Metodologia dos Esportes Coletivos I; Teoria e Metodologia das Atividades Físicas na Academia; Estágio Supervisionado em Esportes; Optativa IV – Atividade Física na Terceira Idade05 anosBacharel em Educação Física e egresso da Asces-Unita. É atualmente também profissional orientador do NEA. Tem experiência em treinamento Esportivo e Personal Trainer
Eurico Solian Torres Liberalino http://lattes.cnpq.br/4425679163491302Mestre profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde Especializações em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva, em Ciências da Educação, Desenvolvimento e Políticas e em Ergonomia Graduado em Bacharelado em FisioterapiaHoristaBiomecânica07 anosÉ Fisioterapeuta de formação atiando também na área clínica e com fisioterapia esportiva.
Fernanda de Oliveira Soares http://lattes.cnpq.br/8958331323025499Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) Graduada em FisioterapiaHoristaFisiologia Humana10 anosÉ Fisioterapeuta de formação atiando também na área clínica.
Flávio Miguel Archanjo http://lattes.cnpq.br/3725930156115576Doutor em Educação
Mestre em Educação Especialização em Educação Física Escolar Graduado em Licenciatura Plena Em Educação Física
ParcialTeoria e Metodologia das Lutas; Planejamento e Organização de Eventos Esportivos e de Lazer20 anosÉ Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, já atuou na Faculdade Saleziana do Recife e já atuou também como coordenador de Curso da Faculdade de Goiana.
Francisco de Assis da Silva Santos http://lattes.cnpq.br/4202239207519242Doutor em Saúde Pública Mestre em Saúde Pública Especializações em Saude Publica, em acupuntura e em sáude pública Graduado em FisioterapiaParcialSaúde Coletiva10 anosÉ Fisioterapeuta de formação, além de atuar como docente no ensino superior na ASCES-UNITA, atuou também na UFPE. Foi Secretário de Saúde do Município de Caruaru entre os anos de 2016 e 2020.
Humberto José Gomes da Silva http://lattes.cnpq.br/4922345197452562Mestre em Educação Físca Especialização em Avaliação da Performance Humana Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e EsportesParcialFisiologia Humana; Avaliação, Prescrição e Supervisão de Programas de Exercícios; Optativa I – Patologia Especial; Optativa I – Patologia Especial10 anosAlém da experiência no ensino superior, tem atuação em academia. Mestre em Educação Física (UPE/UFPB). Possui graduação em Licenciatura
Plena em Educação Física e Esportes pela Universidade Federal de
Pernambuco. Especialização em Avaliação da Performance Humana, ESEF. Tem
experiência na área de Educação Física, com ênfase em Obesidade,
Bioestatística, Fisiologia do Exercício, Treinamento de força e
Avaliação Cineantropométrica.
Marcela Natália Lima de Figueiredo http://lattes.cnpq.br/4028748781963247Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduada em Educação FísicaParcialTeoria e Metodologia da Dança; Teoria e Metodologia da Recreação e Lazer; Inglês Instrumental03 anosLicenciada em Educação Física atuando no Ensino Superior e na Educação Básica com Educação Física Escolar
Marcos Túlio de Sá http://lattes.cnpq.br/8131928325276663Mestre em Actividade Física e Saúde
Especialização em Actividade Fìsica e Saúde Graduado em Educação Física
HoristaTeoria e Metodologia dos Esportes Coletivos II; Atividade Física Adaptada I; Teoria e Metodologia dos Esportes Coletivos III09 anosAlém de ser bacharel em Educação Física egresso da Asces-Unita, é professor do Esporte badminton do Colégio Diocesano de Caruaru.
Rafaela Niels da Silva http://lattes.cnpq.br/8092765542976523Mestrado em Integrado em Saúde Coletiva
Especialização em Especialização em Saúde Pública Graduação em Educação Física
ParcialGestão e Promoção de Atividade Física e Saúde; Estágio Supervisionado em Atividade Física e Saúde; Educação em Saúde ; Optativa V - Empreendedorismo07 anosAlém de professora do Ensino Superior, tem experiência na Saúde Coletiva e no programa de Residência Multiprofissional em Saúde
Roberta de Granville Barboza http://lattes.cnpq.br/7529601152586870Mestre em Educação
Especialização m Educação Física Escolar Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física
IntegralFundamentos Filosóficos da Educação Física20 anosAlém de atuar como docente no ensino superior e na gestão cpomo coordenação de curso, foi professora de Educação Física na Educação Básica atuando em escolas públicas e privadas. Além de atuar como docente na Asces-Unita é também professora da Escola Superior de Educação Física da UPE.
Wevans Monthier de Farias http://lattes.cnpq.br/1172667302319921Mestrado em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB
Especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada às Doenças Crônicas
Graduação em Educação Física
HoristaTeoria e Metodologia da Ginástica; Crescimento e Desenvolvimento Humano; Ética Profissional em Educação Física; Optativa III – Seminário de Aprofundamento em Aprofundamento em Atividade Física e Saúde; Optativa II – Metodo Pilates: Teoria e Prática; Ética Profissional em Educação Física03 anosAlém de Bacharel em Educação Física Egressa da Asces-Unita, atua como profissional orientadora da Academia escola da Asces-Unita, senddo também personal trainer em academias na cidade de caruaru.
VALOR DO SEMESTRE (R$)R$ 7.552,27
Nº DE PARCELAS MENSAIS 06
PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.258,71
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%R$ 1.195,78
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.132,84
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.069,90

* Na matrí­cula do Curso de Educação Fí­sica incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support