Foi lançado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, o Programa Farmácias Notificadoras. O objetivo do projeto é fazer com que as farmácias se tornem fontes de notificação em todos os estados do Brasil, trazendo melhorias para a saúde pública.
De acordo com o projeto, a Anvisa quer que a farmácia deixe de ser um estabelecimento meramente comercial e agregue valor de utilidade pública. Para ampliar esse Programa, a Anvisa conta com a parceria dos Centros de Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Farmácia de cada estado.
Para aderir ao projeto, as farmácias devem estar de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional. Assim como, sendo necessário a presença de um farmacêutico no estabelecimento durante todo o horário de funcionamento.
– Melhoria na qualidade das informações disponíveis nas bulas de medicamentos;
– Suspensão da comercialização de lotes impróprios para consumo; emissão de alerta sanitários;
– Retirada de medicamentos do mercado nacional.
As farmácias interessadas em participar deverão procurar a Vigilância Sanitária local para se cadastrar, participar de um curso de capacitação e receber o certificado de habilitação. Outras informações podem ser obtidas através do site www.anvisa.gov.br.
Leia mais sobre o assunto:
Brasileiros gastam 19% do orçamento com a saúde.
Anvisa conclui novo regulamento das farmácias.