Vidas às Margens: Histórias, táticas e vulnerabilidade das populações ribeirinhas no Município de Caruaru

Este projeto de extensão se destina a atuar junto as populações ribeirinhas no município de Caruaru. A ideia central é, inicialmente a partir de estudos, entender a relação que essas populações estabelecem com os rios e suas águas intermitentes, como também captar as vozes marginais de sujeitos históricos em suas condições sociais e materiais para compreender os sentidos e significados que atribuem às suas próprias experiências de vida, habitando espaços à beira dos rios.

Em tempo, os estudos iniciais buscarão responder: quem são, quantos são, como vivem e se representam esses sujeitos em suas estratégias de sobrevivência diária. O processo de ocupação de espaços ribeirinhos, as relações sociais e comunitárias, a utilização ou não de recursos naturais, as condições ambientais e de saúde, o acesso a serviços públicos, estão entre os interesses do trabalho.

Nesse sentido, o rio e a própria vida ribeirinha, são tomados como determinantes sociais de forte impacto nas condições de vida, trabalho e saúde de tais populações que naturalmente enfrentam desafios, adversidades e aflições para tocar suas existências. O projeto, notadamente de caráter interdisciplinar e multidisciplinar, oferece aos estudantes das áreas de humanas e saúde a oportunidade de conhecer e estudar, através de um contato direto, comunidades e pessoas nos mais diferentes cenários sociais da cidade de Caruaru.

Por fim, o projeto ao mesmo tempo em que estimula participação de alunos(as) de graduação nas práticas de iniciação científica, produção textual e a interpretação de determinadas realidades sociais e políticas, demarca no contexto regional, a responsabilidade social da Universidade e suas contribuições para a compreensão de fatos, acontecimentos e problemáticas da sociedade. Assim, esta mesma Universidade pode, a partir das necessidades e carências encontradas no campo de trabalho, integrar seus projetos de assistência e cuidado, visando melhorar a vida das pessoas.

Docentes:
José Veridiano dos Santos
Cursos envolvidos:
História
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support