Asa Branca

O projeto Asa Branca, é um projeto de prevenção e combate ao câncer bucal, idealizado pelo saudoso Prof. Uoston Holder, que está em vigência desde o ano de 2005, tendo sido aprovado em Edital do Ministério da Saúde e sendo coordenado atualmente pela Profa. Danielle Lago e Prof. Leógenes Maia. Visa prevenir, diagnosticar, e tratar pacientes portadores de lesão bucais cancerizáveis ou malignas. Através da realização de ações educativas, buscas ativas e de popularização do autoexame oral, além da oferta de cursos de qualificação para profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na prática todos os indivíduos da comunidade referenciada são examinados numa ação de “busca ativa” com deslocamento dos alunos até as residências, sempre acompanhados por profissionais da rede de saúde local onde além do exame fazem as orientações de higiene oral e dos cuidados com fatores de risco identificados como o fumo, dentes em condições precárias que podem provocar lesões, próteses mal adaptadas, etc. Os cuidados recomendados vão desde a orientação sobre também como realizar um autoexame bucal até a necessidade ser encaminhado a uma unidade de saúde no próprio município ou em situações mais específicas a serem referenciados para atendimento na Clínica do Projeto.

Nos casos que tenham diagnóstico de lesões que não possam ser tratadas no município é realizado um agendamento ainda na campanha com data e hora para consulta na ASCESS/UNITA. Importante destacar que em entendimento prévio com o município na fase de preparação da campanha, já deixamos ciente junto aos gestores a necessidade de possibilitar esse transporte aos pacientes.

Caso necessário os pacientes também têm as biópsias realizadas bem como o tratamento clínico e cirúrgico de acordo com a patologia. Além disso com a integração do Projeto Asa Branca com os residentes e alunos do projeto acompanham atendimento de suporte a esses pacientes com cuidados paliativos e uso também da laserterapia. Nos casos que necessitem de equipe multidisciplinar para tratamento Oncológico os pacientes são referenciados para essas clínicas especializadas.

Docentes:
Leogenes Maia Santiago; Danielle Lago Bruno de Faria.
Cursos envolvidos:
Enfermagem e Fisioterapia
Categorias
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support