O E-book “Trabalho em Saúde, Desigualdades e Políticas Públicas”, conta com a contribuição de artigo desenvolvido pelo coordenador do curso de Saúde Coletiva da Faculdade Asces, Francisco Santos. O livro reúne 24 artigos onde metade estão relacionados ao contexto brasileiro e a outra metade ao contexto português e europeu em geral.

No capítulo, o professor apresenta dados de estudo sobre: “Novos Desenhos Organizacionais no Setor de Saúde: um estudo de caso no Nordeste Brasileiro”, que foi apresentado na Universidade do Minho (Braga-Portugal) no Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS).

O artigo tem como objetivo discutir a entrada de novos modelos de gestão na administração de serviços públicos de saúde e como o estado tem se preparado para fazer a regulação dessas novas entidades que tem administrado as UPAs e Hospitais.

Santos explica que a publicação é relevante para discutir esse novo padrão administrativo, como qualificar melhor os recursos humanos e para o desenvolvimento de pesquisas. “O trabalho é importante para a Faculdade Asces e a região por discutir a inserção de novos padrões administrativos na administração pública em uma realidade que já encontramos no Agreste, tanto na UPA e UPAE como também no Hospital Mestre Vitalino. Há necessidade de discutirmos esse modelo onde existe uma parceria público-privada na administração de serviços de saúde, para que possamos qualificar recursos humanos e desenvolver pesquisas voltadas a essa nova realidade na administração pública”, ressalta o docente.

A produção do livro foi feita em ação conjunta entre Portugal e Brasil, com apoio da Universidade de Minho (UM) de Portugal, Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) através da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ESNP) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), por meio do Grupo de Trabalho “Trabalho e Educação.

Baixe o livro através do link: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cics_ebooks/issue/view/149/showTochttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cics_ebooks/issue/view/149/showToc.