Neste sábado (03), a parceria firmada entre a Gerência de Direitos Humanos de Caruaru, as comunidades tradicionais de terreiros e representantes da população negra, cigana e de demais minorias étnicas realiza a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial de Caruaru. A Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) sediará o instrumento de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, das 8h às 17h, que tem por objetivo refletir sobre a realidade local da população negra e propor ações que combatam a reprodução da discriminação, do racismo e das desigualdades raciais.
Na ocasião, será apresentada a Palestra “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo” tema que intitula a conferência municipal. Em seguida, entre as atividades, serão feitas as leituras para aprovação do Regimento Interno da Conferência e das propostas da mesma estimulando a participação efetiva da população na etapa municipal que também elegerá os/as delegados/as para a Etapa Regional Agreste realizada também na Asces, no domingo (04). A entrada é aberta ao público e não é necessário se inscrever previamente.
Para que a conferência magna pudesse acontecer foram promovidas oito pré-conferências, durante o mês de julho, abordando os seguintes assuntos: Educação e Diversidade Cultural, Racismo Institucional, Comunidades Tradicionais de Terreiros, Mulheres Negras e Direitos Trabalhistas, Negros e Negras e o Ensino Superior, Negros e Negras LGBT, Juventudes Negras, Capoeira e Diversidade Cultural do Povo Negro.
Programação:
08h – Credenciamento
9:30h – Atividade Cultural
10h – Solenidade de Abertura
11h – Palestra “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”
11:30h – Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência
12h – Almoço
13:30h – Grupos de Trabalho
15:30h – Leitura e Aprovação das Propostas da Conferência
16:30h – Eleição dos/as delegados/as à Etapa Regional Agreste/Encerramento