A Faculdade Asces convidou toda comunidade local e acadêmica para assistirem ao Auto de Natal encenado pelo Grupo de Teatro da Asces (GTA), na terça-feira (04/12), às 18h30, na escadaria da sede da Instituição. A ação iniciou as comemorações natalinas da Instituição. A peça foi desenvolvida através do poema da dramaturga e diretora teatral paraibana Lourdes Ramalho, conhecida pelos seus textos regionais e com apelo de reflexão social.

O Auto foi interpretado pelos professores Dierson Leal, Cecília Cavalcanti e quatro estudantes participantes do GTA que irão compor personagens distintos para realização do Auto. Com 15 minutos de duração, o texto aborda a crueldade humana e a anunciação da chegada do menino “salvador” pelos profetas. A encenação também contou com a presença da Orquestra Talentos à Serviço da Paz, projeto extra classe da escola filantrópica Santa Maria, localizada em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

O grupo é formado por cerca de 70 crianças e adolescentes, com idade entre 8 e 14 anos, que tocam instrumentos de percussão e flauta. O projeto existe desde 2006, contemplando crianças carentes que vivem próximo e estão matriculadas na escola. A orquestra se apresenta pela primeira vez em Caruaru e traz em seu repertório clássicos da MPB, Frevo e Forró, de acordo com seu coordenador Júlio César, para os integrantes a oportunidade de tocar na Asces é emocionante “já que eles passam o ano todo ensaiando, toda apresentação eles ficam muito animados, pois é uma forma de reconhecimento”, conclui.

“Pelo terceiro ano consecutivo estar sendo realizado o Auto de Natal da Asces e já se tornou uma tradição na Instituição, o grupo já tem em sua agenda essa data programada e espera a cada ano emocionar e trazer mais espectadores”, comenta o coordenador do GTA e professor Dierson Leal.

Sobre o GTA

O GTA tem como objetivo levar a cultura não apenas à comunidade da Asces, mas para toda a população.  Podem participar do grupo estudantes da Faculdade, professores, funcionários e a comunidade em geral. É preciso, no entanto, que os interessados sejam submetidos a um processo seletivo.  Nesse semestre, o Grupo passou a conceder bolsas para os estudantes da Asces que resolveram participar da equipe.