Dando continuidade ao ciclo de palestra para a formação continuada dos preceptores de estágio, a coordenação do curso de Licenciatura em Educação Física, convidou a doutora em educação e esporte, Celi Zulke Taffarel, para ministrar a palestra tema: “Formação Profissional em Educação Física: Da Divisão Licenciatura X Bacharelado à Formação Unificada”.

O evento ocorreu no auditório da Asces e com uma novidade, a utilização da sala vizinha para vídeo conferência. Estavam presentes estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, professores da Asces e professores da rede pública de ensino estadual e municipal de Caruaru.
A professora Celi Taffarel, falou sobre educação física e esportes no Brasil, Pernambuco e Caruaru levantando o que seria os elementos essenciais do trabalho pedagógico na produção do conhecimento para formação de professores e para políticas públicas.

Celi Taffarel já formou mais de 50 mestres e doutores, escreveu e participou de mais de 20 livros é professora titular na Universidade Federal da Bahia e atua na pesquisa do diagnóstico nacional do esporte no Brasil.

Pela primeira vez visitando a Faculdade Asces, comentou sobre a infraestrutura da Instituição e a importância cultural de cursos superiores para cidade e região do interior do Nordeste do Brasil. “Os cursos são importantes para a elevação do padrão cultural da população, a cidade de caruaru está crescente e traz uma população exigente por uma melhor qualidade nos serviços públicos e políticas públicas, para isso, teremos que formar profissionais. Em um processo de humanização, educação e formação humana as faculdades tem um papel de contribuição essencial para essa elevação do padrão cultural e esportivo e Faculdade Asces tem todos os requisitos para preencher essa lacuna em nossa educação”, explica Taffarel.

Cláudio Soares, estudante do último ano do curso de licenciatura em Educação Física, falou sobre os ciclos de palestras que vem participando e a professora Taffarel. “Os ciclos são importantes porque nos ajudam na capacitação continuada onde podemos ver as abordagens atuais, discutir para que possamos empregar melhor os ensinamentos aos estagiários e alunos no dia-a-dia. A professora Celi Taffarel é referencia na área da educação física e na licenciatura e conhecemos todas as suas obras principalmente as obras referentes ao trato metodológico e a formação dos alunos”, relata Soares.