A Faculdade Asces é a única instituição de ensino superior das regiões Norte e Nordeste do país a ser aprovada pelo Ministério da Justiça para a realização de pesquisa comparativa sobre os índices de homicídios em Pernambuco e no Ceará. Professores do curso de Direito estarão envolvidos no trabalho que terá início ainda neste semestre de 2012 e tem previsão de ocorrer durante seis meses com prazo de conclusão previsto para maio.

A pesquisa será realizada fazendo o diagnóstico dos homicídios da Região Metropolitana do Recife e de Fortaleza, indicadas por terem características semelhantes e suas realidades possíveis de serem confrontadas. O propósito é obter dados primários que serão utilizados pelo Ministério da Justiça para subsidiar a elaboração de políticas públicas na área.

De todo o país foi apresentado cerca de 100 projetos e apenas 17 deles foram aprovados, desses, o maior número de proponentes foi de Organizações Não Governamentais e Universidades Federais. “Certamente a Faculdade Asces foi escolhida pela qualidade do projeto enviado e pela experiência anterior na área de Segurança Pública com as duas turmas de pós-graduação já concluídas; do Laboratório de Políticas Públicas e, sem dúvidas, pelo Projeto de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos, que por sua vez foi responsável pela elaboração do projeto aprovado”, explica o professor Fernando Andrade, um dos envolvidos nesse trabalho.

Participarão ainda da pesquisa os docentes Ademário Tavares (Coordenador do Grupo), Perpétua Dantas, Paula Rocha, Adrielmo de Moura e a discente Ana Maria de Barros.