Após recomendação da agência dos Estados Unidos que regula o uso de medicamentos foi montado um painel de especialistas para revisar nove casos de efeitos colaterais verificados em crianças tomando o medicamento inalável Serevent, da GlaxoSmithKline. O medicamento, que também é vendido no Brasil, recebeu um alerta de segurança depois de mortes de crianças que tomavam a medicação.

Especialistas da FDA (Administração de Remédios e Alimentos), afirmaram em conclusão do comitê, que o risco diferenciado em crianças não é levado em conta adequadamente. Não houve votação, como normalmente ocorre. Além das recomendações, a equipe da FDA apresentou um resumo de outros estudos, como o impacto do remédio nas mortes e hospitalizações de crianças.

“Os dados são muito preocupantes", afirmou Thomas Newman, epidemiologista da Universidade da Califórnia em São Francisco e membro do painel.

O uso do Serevent caiu dramaticamente depois que alertas sobre o aumento do risco de mortes foram adicionados à bula anos atrás. O remédio só é indicado para pacientes que não conseguiram controlar a asma com outros tratamentos. A empresa que fabrica o remédio negou a acusação.