Uma doença que foi sinônimo de morte durante muito tempo, tem mostrado evolução no tratamento e cura em mais de 70% dos Casos. A leucemia infantil deixou de ser encarada como um fator determinante de morte e está cada vez mais permitindo esperança para os pequenos.  A interiorização dos centros de alta complexidade, o desenvolvimento da quimioterapia e o surgimento de grupos de apoio contribuíram para que o Brasil atingisse o patamar atual. Caruaru tem se mostrado pioneiro no tratamento de crianças com câncer devido, principalmente, ao Instituto do Câncer Infantil do Agreste, ICIA.

De acordo com o Centro de Pesquisas do Instituto Nacional do Câncer, Inca, a leucemia é a doença maligna mais comum na infância. Segundo o estudo Estimativa de Incidência de Câncer, em 2006 surgiram de 4.700 a 19 mil novos casos de tumores pediátricos, dos quais 30% correspondem a crianças diagnosticadas com leucemia, ou seja, algo entre 1.500 a 5 mil pacientes. A faixa etária mais atingida é entre 3 e 5 anos. Casos abaixo de 2 anos e acima de 14 são mais raros.

Pensando em prestar uma maior contribuição no tratamento desse tipo de doença, o ICIA está arrecadando fundos para a construção do do Centro de Tratamento do Instituto. A cada dois meses o ICIA realiza atividades como brechós. o Próximo deverá acontecer em julho. O dinheiro arrecadado com as ações é revertido para a construção do hospital. O ICIA presta serviços de psicologia, assistência social e exames médicos a crianças de Caruaru e Região.

O complexo hospitalar, orçado em R$ 4 milhões, ocupará uma área de 27.138 metros quadrados, no bairro Maurício de Nassau. A primeira parte a ser erguida será o ambulatório, porém o projeto consta da construção de blocos de enfermaria, setor cirúrgico, ambulatório e administrativo, além de refeitório e casa de apoio.

Serviço:
Para doações a população pode entrar em contato com o Icia pelo telefone: 81. 3727-0559, 81.3727-7137 ou depositando qualquer quantia na Caixa Econômica Federal, agência 0051, operação 003, conta 18.715-4