Enfermagem

O Enfermeiro é cidadão e profissional da saúde que desenvolve ações de enfermagem, desde o nível preventivo até a reabilitação da saúde, com competências para educar, cuidar, gerir e pesquisar nos níveis individual e coletivo, respeitando as necessidades integrais dos indivíduos nas diferentes fases do ciclo vital e para  intervir no processo saúde-doença, em seus determinantes bio-psico-sociais e no perfil epidemiológico regional e nacional, contribuindo efetivamente para a elevação dos indicadores de saúde e qualidade de vida da população.

O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Asces-Unita foi criado em março de 2006, como parte integrante da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Tem por missão formar enfermeiras e enfermeiros nos níveis de graduação e pós-graduação; preparar docentes, pesquisadores e especialistas em áreas afins da enfermagem, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da profissão em âmbito local, regional e nacional; promover, realizar e participar de estudos, pesquisas, cursos e outras atividades voltadas para a melhoria do ensino e da prática de enfermagem, prestar serviços à coletividade, tendo em vista a transformação das condições de vida e saúde da população. E teve seu reconhecimento renovado pelo sob o Decreto/Portaria Nº 820 de 06/01/2012, publicado em DOU em 30/12/2014.

Entre 2006 e 2019 a Asces-Unita formou diversos enfermeiras(os) comprometidos com a melhoria dos serviços de saúde em nossa região e líderes nas áreas em que atuam.

Estrutura Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem

Implantando em 2006, o currículo do curso de Bacharelado em Enfermagem é integrado, pois os Módulos que compõem a estrutura curricular são oferecidos de forma articulada entre si. O Eixo Central do currículo é O Cuidado de Enfermagem, em seus diferentes sentidos, significados e dimensões.

Neste sentido, as diretrizes didático-pedagógicas da concepção do currículo consideram os seguintes eixos norteadores:

  • A organização do currículo por eixos, módulos, unidades temáticas e referenciais temáticos, com ênfase no modelo sanitário proposto pelo Sistema Único de Saúde;
  • A pedagogia da problematização como referencial metodológico das práticas curriculares;
  • Inclusão dos enfermeiros e outros atores dos serviços de saúde no processo de planejamento do ensino e construção dos conhecimentos teórico-práticos;
  • Sistematização do planejamento de ensino das unidades temáticas com base na elaboração dos saberes inter-relacionados;
  • Fortalecimento do processo de articulação ensino-trabalho com vistas à melhoria das condições de oferta dos estágios curriculares;
  • Contribuição efetiva da Enfermagem no avanço da qualidade da assistência à saúde local.

Cada módulo está articulado em torno de eixos integrativos, organizados em semestres compostos por unidades educacionais, as quais denominamos de unidades temáticas, com forte ênfase na relação teoria-prática, permitindo ao estudante maior integração dos conhecimentos, mediante sua inserção em atividades práticas sob tutoria docente. Além disso, permite desenvolver a autonomia do estudante por meio da preparação de projetos de ação justapostos à realidade de saúde sob análise. Para tanto, prioriza estratégias que induzem ao desenvolvimento integral do estudante em suas competências cognitivas, afetivas e psico-motoras, com vistas à aprendizagem significativa e contínua, articulada a sua ideação de vida e de formação.

A edificação curricular em torno de eixos integrativos e em Módulos constitui iniciativa pioneira na Asces-Unita, ao aglutinar os conteúdos essenciais das distintas áreas de conhecimento, na articulação dos saberes necessários para o arranjo do Módulo, o que corrobora a contextura do currículo em matriz integrada.

Essa contextura compõe o amplo progresso da proposta curricular explicitada nas Unidades Educacionais, ainda que os conteúdos ministrados pelas Instituições parceiras no ensino de Enfermagem sejam apresentados sob a forma de disciplinas em separado, por ser esta a arranjo politicamente escolhido pela Instituição. Outrossim, para permitir a articulação do conjunto de saberes no Módulo, é realizado o acompanhamento sistematizado do currículo e dos projetos de ação que são desenvolvidos pelos estudantes por meio das práticas integradas.

Clique aqui para conhecer a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Enfermagem da Asces-Unita.

O Projeto Pedagógico do Bacharelado em Enfermagem

O curso do Bacharelado em Enfermagem tem como finalidade formar a(o) enfermeira(o) generalista. Tem duração de quatro anos e meio, com carga horária total de 4.030 horas, distribuídas em nove semestres, oferecidos nos turnos matutino e noturno, mas que em seus níveis crescentes de complexidade avançam para a oferta de atividades em suas unidades educacionais para o contra turno vespertino, sejam elas práticas clínicas assistidas e Ensino Semi Presencial na modalidade de tutorias. O curso está norteado pelos seguintes princípios:

Geral

Formar enfermeiros com competências para o desenvolvimento intelectual/profissional autônomo, com compromisso social e ético, de modo a assegurar a integralidade da atenção à saúde, a qualidade e a humanização do atendimento prestado ao indivíduo, à família e à comunidade.

Específicos

  • Desenvolver competências e habilidades do processo de gerir, cuidar, pesquisar e educar, no nível individual e coletivo, da atenção primária, secundária e terciária, respeitando as necessidades integrais dos indivíduos nos diferentes ciclos da vida humana;
  • Realizar pesquisas com vistas a contribuir para possíveis transformações do perfil sócio-epidemiológico da região;
  • Vivenciar situações de aprendizagem coletivas, visando desenvolver a capacidade de trabalho em equipe multiprofissional nos diferentes contextos de atuação da Enfermagem;
  • Diversificar os cenários de ensino-aprendizagem através de intensa articulação ensino-serviço-comunidade, privilegiando o diálogo entre os princípios e paradigmas científicos da atualidade, o saber popular e saberes da experiência para a construção do conhecimento;
  • Inserir valores ético-legais, humanísticos e políticos da profissão nas ações de articulação entre planejamento, implementação e avaliação das práticas de Enfermagem nos diversos cenários sócio-políticos de inserção da Enfermagem profissional;
  • Articular a prática de Enfermagem ao compromisso com as entidades de classe e associativas da categoria;
  • Empreender ações para o desenvolvimento de espaços de trabalho para a Enfermagem, buscando a transformação do contexto de saúde e educação da coletividade local.

O currículo vigente, compreendendo a carga horária total de 4.030 horas, é composto por 27 unidades educacionais obrigatórias e 04 optativas livres, compostas pela oferta de 13 componentes curriculares distintos, mas que dialogam com os respectivos eixos de aprendizagem dos módulos.

Trabalho de Conclusão de Curso

Atendendo as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, é exigida a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de todos os estudantes como um requisito básico para a formação.

No curso, o TCC assume a modalidade de iniciação científica, realizado sob orientação docente. Entende-se que a atividade de pesquisa possibilita o desenvolvimento de atitude investigativa em relação à realidade que, por sua vez, contribui para a formação do sujeito crítico, reflexivo e criativo. Propicia o desenvolvimento de autonomia para a busca e construção do conhecimento, bem como a produção científica que fundamenta e qualifica a prática profissional. Além disso, qualifica o profissional em formação para o alcance do perfil profissiográfico pretendido.

É desenvolvido a partir do quinto semestre do curso de forma contínua até sua finalização. À sua finalização, são creditadas 120 horas ao estudante.

São oferecidas 100 vagas por ano, sendo 50 vagas na primeira entrada no turno da noite, com aulas aos sábados pela manhã. As outras 50 vagas são oferecidas na segunda entrada, no turno da manhã.

1º semestre50 vagas (noite)
2º semestre50 vagas (manhã)

 

 
 

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Estrutura curricular inovadora – o currículo integrado – organizado em módulos e unidades temáticas, com atividades de ensino-aprendizagem interdisciplinares, abordando conhecimentos das ciências humanas, sociais, exatas e biológicas em articulação com as ciências da saúde e da enfermagem. Além disso, o aluno vivencia atividades  teórico-práticas desde o primeiro módulo do curso em diferentes cenários de aprendizagem tais como: indústrias, SAMU, comunidade, unidades básicas de saúde, escolas, creches, policlínicas, hospitais, como também nos modernos laboratórios da Asces-Unita.

 
 
 PARCELA MENSAL (R$) R$ 1.611,08
  
 PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15% R$ 1.369,42
  
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.449,97

Formas de Ingresso