O auditório do campus I da Asces-Unita foi palco para o lançamento do livro “O rio, a cidade, o tempo, o mundo”. Estudantes e professores dos cursos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas prestigiaram o evento, além de outros convidados do autor, como empresários, membros do Instituto Histórico de Caruaru, da Academia Caruaruense de Letras, moradores do Alto do Moura, entre outros.

Em seus relatos elaborados em forma de poema, Paiva faz indagações a partir do seu amor por Caruaru sobre diversos aspectos: os maus tratos sofridos pelo Rio Ipojuca, a beleza natural da cidade, o ritmo da feira de Caruaru, os grandes nomes que compuseram a cultura da cidade por meio de sua arte, a grandeza do Alto do Moura.

“É um livro que foi feito com um carinho imenso por essa terra. Um livro de poesia que tem o objetivo de tocar a alma do leitor”, destaca Carlos Paiva.

Em um bate-papo sobre a obra, Carlos Paiva, o historiador Walmiré Dimeron e o jornalista Almir Vila Nova teceram diálogos e exploraram  as nuances descritas em forma de poema. Entre os blocos de debate, Almir declamava as poesias presentes no livro, despertando o silêncio da atenção no auditório.

Além de emotivo, o livro é um resgate histórico da Capital do Agreste, como reforça a estudante do curso de História, Clarisse Beatriz. ” Caruaru é um polo que traz uma imensa pluralidade, então é interessante entender como foi essa história, particularidades, como se construiu enquanto cidade, enquanto referência na formação de conhecimento, então, uma obra com esse olhar poético é muito interessante”, comentou.

Quem esteve presente no evento ainda recebeu um livro, com direito a autógrafo e dedicatória de Carlos Paiva.