O curso de Engenharia Química da Asces-Unita foi contemplado com um projeto no edital 04/2022 do Programa de Extensão Tecnológica – PET da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

O projeto tem como título: “Capacitação para projetos de economia de energia bem sucedidos: uma aplicação em lavanderias industriais têxteis” e visa contribuir para a formação de profissionais com um perfil técnico mais versátil, capaz de propor soluções mais robustas, com base em dados e tecnologia, o que é imprescindível para o desenvolvimento tecnológico das empresas da região agreste do estado. Busca-se também, através do contato direto com a empresa parceira, desenvolver nos estudantes habilidades práticas obtidas nos ambientes de trabalho, para que futuramente possam contribuir com o setor de Confecção e Moda, ou ainda outras empresas da região.

Detalhes do Projeto

O público alvo são os alunos de instituições de ensino superior dos cursos de engenharia ou áreas afins, ou pessoal indicado pelas empresas/entidades parceiras.

A vigência total do projeto é de 4 meses, sendo composto por uma fase de capacitação (1 mês) com e uma fase de imersão na empresa (3 meses).

O curso de capacitação será realizado entre os dias 14 de maio e 11 de junho de 2022, na modalidade online, com aulas síncronas aos sábados (14h às 17h) mais conteúdos assíncronos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem Google Sala de Aula. A carga horária total do curso será de 30 horas. Ao final do curso de capacitação, 10 estudantes serão selecionados para desenvolverem o projeto e receberão bolsa mensal de R$500,00 por três meses.

Requisitos para participação:

• Estar regularmente matriculado em qualquer curso de engenharia ou áreas afins do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) ou outras instituições de ensino superior. Inscrições disponíveis aqui

Bolsas e carga horária:

• Serão oferecidas até 10 (dez) bolsas para os alunos, com valor mensal de R$ 500,00 (quinhentos reais) por 3 (três) meses;
  • Carga horária de 6 h/semanais a serem cumpridas nas terças-feiras, período vespertino, na modalidade presencial no Campus II da Asces-Unita.

Processo seletivo e divulgação dos resultados:

• Ter participado do curso preparatório do projeto com participação mínima de 75% da carga horária do curso e desempenho superior a 7,0 pontos;
  • Possuir disponibilidade para participar das atividades extensionistas, no período de junho a agosto de 2022, na modalidade presencial, no Campus II da Asces-Unita.
  • A seleção dos candidatos será realizada por meio de entrevista com o professor responsável pelo projeto e pelo desempenho no curso de capacitação.
  • A relação dos alunos aprovados será comunicada via e-mail.
  • Mais detalhes pelo e-mail: hiuquemlopes@asces.edu.br