Estão abertas até 20 de março as inscrições para a segunda edição do Programa de Intercâmbio “Por Dentro do Supremo”, que será realizado de 10 a 13 de maio, integralmente de forma virtual, no Supremo Tribunal Federal (STF). Para participar da seleção, é preciso preencher o formulário. As inscrições são gratuitas.

O intercâmbio oferecerá 25 vagas para estudantes de graduação e 10 para pesquisadores de pós-graduação stricto sensu nas seguintes áreas do conhecimento: Direito, Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia, Ciência Política), Economia, História, Políticas Públicas, Relações Internacionais e demais áreas afins no campo das humanidades.

No momento da inscrição e durante a realização do programa, os estudantes de graduação devem estar regularmente matriculados em instituição de ensino, cursando o 5º período ou períodos subsequentes. Os alunos de pós-graduação devem estar regularmente vinculados a um mestrado ou a um doutorado. Nos dois casos, é obrigatório que a instituição seja reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atividades

Durante o período do intercâmbio, os estudantes terão oportunidade de assistir a aulas magnas com convidados renomados, acompanhar sessões colegiadas de julgamento, frequentar aulas e workshops temáticos com especialistas, servidores e assessores do Tribunal voltados para a compreensão da história e do trabalho realizado pelo Supremo, além de vivenciar visitas guiadas relacionadas à rotina do STF.

Critério regional

As vagas para graduação serão preenchidas segundo o critério regional das instituições de ensino, com cinco vagas destinadas a cada região do Brasil (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). As de pós-graduação também seguirão a mesma regra, sendo duas vagas por região. Além da diversidade regional, serão estimuladas e valorizadas, como critérios de desempate, a diversidade e a inclusão de raça e de gênero.

Objetivos

O programa tem como objetivos promover a aproximação dos estudantes com a história e o funcionamento do STF, proporcionar experiência teórica e prática acerca dos processos de trabalho desenvolvidos na Corte e incentivar a pesquisa e a produção acadêmicas.

O resultado do processo seletivo será divulgado no site do STF na data provável de 4 de maio de 2022.

Leia a íntegra do edital.

Fonte: STF